Damião Miranda terminou condenado por crime de tentativa de homicídio conta a ex-esposa dele, ocorrido em Marabá no dia 19 de novembro de 2020 após uma discussão banal.
Presidido pelo juiz titular da 1ª Vara Criminal de Marabá Wanderson Ferreira Dias, o julgamento durou doze horas sendo que a maioria dos jurados entendeu que o réu teve a intenção de matar a ex-esposa e por este motivo acabou condenado. A prisão dele, ocorrida no dia 22 de novembro de 2022, no município de Penaforte, no Ceará, é fruto de uma operação conjunta envolvendo policiais civis do Ceará e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Marabá e a Polícia Civil daquela cidade.
Desde o crime, Damião alegou que não teve a intenção de matar a esposa, contudo fugiu de Marabá até ser capturado. A união foi dissolvida e ele alegou que em momento algum teve a intenção de tentar matar a ex-esposa. Inclusive a tese de defesa dos advogados seria tentar reverter o crime de tentativa de homicídio para lesão corporal grave, contudo os jurados acolheram os argumentos da promotora criminal, Cristine e acabaram condenando o réu.
Mesmo com o resultado, os advogados, que se deslocaram do Ceará apenas para defender o réu, informaram que irão recorrer da decisão, ao acreditarem que o resultado foi contrário às provas contidas no processo.