Hospital Regional de Marabá é refúgio de esperança para bebês prematuros

A unidade é referência para 22 cidades da região de integração Carajás  

Há dois meses, Janeide de Alencar Silveira acompanha a filha, Valentina Silveira, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. Nesse período, a pequena tem recebido cuidados especiais, e vem lutando pela vida na instituição referência no cuidado de bebês prematuros.

“Minha filha veio ao mundo de forma prematura e foi encaminhada ao regional com apenas 500 gramas. Durante esses últimos dois meses, a dedicação incansável da equipe da UTI Neonatal fez com que ela dobrasse seu peso, agora com mais de 1 kg. Estou profundamente admirada com a atuação desses profissionais incríveis, que não apenas cuidam da saúde da minha filha, mas também estão sempre prontos para responder às minhas dúvidas e oferecer apoio durante este momento desafiador”, explicou a mãe.

O compromisso do Regional de Marabá em assegurar a saúde dos recém-nascidos em estado grave, é um verdadeiro diferencial na região de integração Carajás. A UTI Neonatal da instituição, composta por 09 leitos, destaca-se por sua expertise no atendimento a bebês prematuros em situações críticas.

“Cada recém-nascido é uma promessa de futuro, e é nosso dever assegurar que cada um deles tenha todas as oportunidades para um crescimento saudável e próspero. Temos o compromisso de oferecer um atendimento humanizado e de qualidade aos nossos pequenos pacientes”, relatou o secretário de saúde Rômulo Rodovalho.

Cuidado e dedicação que fazem a diferença 

A UTI Neonatal do Hospital Regional de Marabá não é apenas um espaço médico, mas um oásis de esperança e cuidado para os prematuros e suas famílias. Em um cenário de desafios, a unidade se destaca como um centro de excelência em cuidados neonatais.

A enfermeira Polyana Lobo, responsável pela UTI Neonatal, destacou que o setor possui profissionais capacitados que fornecem um ambiente seguro e acolhedor aos bebês prematuros referenciados em estado grave. “Nosso objetivo não é apenas salvar vidas, mas também proporcionar um ambiente de desenvolvimento ideal para os bebês. Trabalhamos para que esses pacientes tenham a melhor chance possível de crescimento saudável e recuperação”, detalhou a enfermeira.

Alan Ferreira, diretor assistencial da unidade do Governo do Pará, ressaltou a importância do atendimento personalizado fornecido às mães que acompanham os bebês durante o período desafiador de internação. “Fornecemos orientação psicológica e apoio social às mães e familiares dos bebês hospitalizados, auxiliando-os a enfrentar a internação com um ambiente de suporte, resiliência e otimismo”, explicou.

Benjamin Ferreira, diretor-executivo do hospital, enfatizou a importância do serviço. “A UTI Neonatal é um ponto de orgulho para toda a equipe do hospital, onde testemunhamos histórias de superação todos os dias, graças à dedicação incansável de nossos profissionais de saúde. O cuidado amoroso e a abordagem multidisciplinar fazem diferença real na vida desses bebês e suas famílias”, esclareceu o profissional.  

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Fonte: Ascom/HRSP

VEJA ISSO TAMBÉM