IBAMA e Polícia Federal realizam operação para combater garimpo dentro de unidade de conservação no Pará

A fiscalização ambiental da Polícia Federal e do Ibama, realizou na última segunda-feira, 19 , a extensa região de garimpo ilegal em área da União em Altamira. A extração de ouro era feita em 67 hectares da Unidade de Conservação de Desenvolvimento Sustentável Riozinho do Anfrísio. A fiscalização faz parte da Operação Guardiões do Bioma, coordenada e executada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Por meio de imagens de satélites, foi constatado o aumento da atividade garimpeira. Três agentes do Ibama e três da PF, mais os pilotos dos dois helicópteros, realizaram incursões na área visando identificar os locais de extração ilegal de ouro. Foram inutilizadas uma escavadeira hidráulica e três motores estacionários. A inutilização foi feita para que os equipamentos não fossem reutilizados na prática do crime ambiental, uma vez que era inviável retirá-los do local. Além disso, um tapete de garimpo foi apreendido para perícia.

A Unidade de Conservação Riozinho do Anfrísio é localizada na terra do meio e integra um importante mosaico na proteção ambiental da Amazônia.
O garimpo ilegal produz vários impactos ambientais e sociais, dentre eles, a poluição dos rios e igarapés, o aumento da turbidez da água devido ao grande aporte de sedimento, perda de recursos pesqueiros e de biodiversidade. Causa também males à saúde humana, devido ao uso de produtos tóxicos perigosos.

Roma News
VEJA ISSO TAMBÉM