Com a chegada de um avião de 88 brasileiros deportados do país nesta sexta-feira (24), no qual os repatriados relataram maus-tratos, ameaças e foram algemados, a discussão sobre o trato dos EUA com os imigrantes ganhou novos contextos. Desde que tomou posse como presidente dos Estados Unidos no último dia 20, Donald
Trump cumpre com promessas de campanha de tornar mais rígidas as políticas imigratórias. Segundo Sueli Siqueira, doutora em sociologia e ciência política, pesquisadora e especialista em migração da Universidade Vale do Rio Doce, o grupo que chegou já estava previamente definido pela deportação, ainda na gestão do governo anterior.
Resposta do governo brasileiro
Em relação aos maus-tratos sofridos pelos brasileiros durante o voo de deportação que foram relatados neste último sábado (25), o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que foram desrespeitados os “direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”.
O presidente Lula determinou o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para Manaus–AM para garantir o retorno ao destino dos repatriados com “dignidade e segurança”.








