Investimentos no campo: Conheça as iniciativas que fortalecem a produção rural em Canaã dos Carajás

Com o objetivo de fomentar a produção rural em Canaã dos Carajás, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru), desenvolve um conjunto de ações estratégicas voltadas para o cidadão do campo, com capacitação e assistências técnica e jurídica.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural, nos últimos três anos, foram realizados mais de 3.000 atendimentos veterinários gratuitos para os pecuaristas. Além disso, foram examinados 2.044 equinos para testagem de doenças como anemia e mormo para atender a sanidade animal. “O objetivo é aumentar, maximizar a produtividade dos produtores. Trabalhamos intensamente com os técnicos, instruindo os produtores sobre a importância do bem-estar animal, que isso tem correlação positiva com a produtividade”, destacou o médico veterinário, Denis Rodrigues.

O produtor rural Moisés da Silva, é dono de uma pequena propriedade no município. Há três anos, ele recebe assistência técnica de veterinários da Sempru, para auxiliar sua produção de bovino cultura leiteira, uma atividade pecuária destinada à criação de gado, sendo dividida em leite e corte (produção de carnes). “Essa assistência é muito importante. Tempos atrás, a gente precisava de um veterinário e a dificuldade era muito grande para a gente, pequenos produtores. Hoje, temos essa mão amiga para todas as horas, isso dá uma tranquilidade danada”, afirmou.

Foto: Diego Barbosa

Além da assistência com profissionais qualificados, os produtores contam com uma infraestrutura completa e com o fornecimento de insumos em projetos de bovinocultura leiteira e de corte, fruticultura, avicultura, suinocultura, piscicultura, apicultura, horticultura e produção de grãos.

No município, a Fruticultura desempenha um papel importante na produção rural, com o cultivo de hortaliças e frutas que chegam até a mesa das famílias canaenses. Para incentivar esta atividade, nos últimos três anos, foram distribuídas mais de 350 mil mudas frutíferas, 15 toneladas de compostagem e mais de 12 mil canteiros foram feitos para garantir uma plantação de qualidade.

Foto: Diego Barbosa

A regularização fundiária rural também é uma prioridade para a gestão, pois garante aos produtores segurança jurídica e legalidade sobre a posse de terras. Garantindo o acesso a linhas de crédito, investimentos em melhorias na produção e implementos agrícolas. No total, o núcleo municipal de regularização fundiária realizou mais de 1.500 atendimentos e auxiliou na entrega de títulos de propriedade rural.

Estas iniciativas garantem a melhoria da qualidade de vida das famílias que dependem da atividade rural, proporcionando melhores condições de trabalho, acesso a tecnologias agrícolas e assistência técnica. Além de contribuir para o aumento da produção de alimentos e fortalecimento da segurança alimentar na região.

Foto: Paulo Afonso

Ascom: PMCC

VEJA ISSO TAMBÉM