Itália: fortes tempestades deixam mortos e milhares de desabrigados

Fortes tempestades causaram estragos na região de Emilia-Romagna, no norte da Itália, causando inundações e deslizamentos de terra. Ao menos oito pessoas morreram e milhares foram evacuadas de suas casas devido às chuvas.

Cidades inteiras ficaram submersas após o transbordamento de 21 rios e moradores precisaram buscar refúgio nos telhados de suas casas.

Entre as vítimas estão um idoso e um casal, que era dono de uma empresa do setor agrícola, além deles, o corpo de uma alemã foi encontrado em uma praia da cidade de Cesenatico, mas ainda não se sabe se ela morreu em decorrência das tempestades.

A agência de proteção civil da Itália disse que mais desastres ainda podem acontecer. “A chuva não acabou, vai continuar por várias horas”, afirmou o chefe da agência, Titti Postiglione, ao SkyTG24 News . “Estamos enfrentando uma situação muito, muito complicada.”

Embora toda a Itália tenha sofrido com as fortes chuvas, a região de Emilia-Romagna e partes da região central de Marche — onde 12 pessoas morreram após enchentes em setembro de 2022 — foram as mais afetadas.

Pessoas ficaram presas em suas casas na cidade de Faenza. Em Cesena, moradores precisaram nadar nas enchentes para resgatar outras e, na manhã de hoje, o prefeito afirmou que o rio Savio começou a encher novamente. Já na região de Bolonha, uma ponte que ligava Motta-Budrio a San Martino desabou durante a noite.

Em Ravenna, cinco mil pessoas foram evacuadas de suas casas. O prefeito de Florença, Dario Nardella, disse que as aldeias em montanhas foram isoladas por risco de deslizamento de terra.
O governo do país disse acompanhar a situação de perto e que “fará tudo para ajudar a população atingida pelas inundações”, disse o vice-primeiro-ministro, Antonio Tajani.

Da Redação
Foto: Reprodução / The Guardian
VEJA ISSO TAMBÉM