Lula provoca líderes do G20 e critica negacionismo climático

Durante seu discurso na 3ª sessão da cúpula de líderes do G20, com o tema “Desenvolvimento Sustentável e Transição Energética” , o presidente Lula (PT) criticou o negacionismo climático e fez uma provocação aos representantes presentes, ressaltando que os países membros do grupo são responsáveis por 80% das emissões de gases do efeito estufa. “Não há mais tempo a perder. O G20 é responsável por 80% das emissões de gases do efeito estufa”, disse o mandatário.

Lula fez um apelo aos demais líderes do bloco para anteciparem suas metas de neutralidade de emissões de gases estufa “de 2050 para 2040 ou até 2045”. Além disso, o mandatário ressaltou a meta de acabar com o desmatamento ilegal até 2030, destacando a queda de 45% na destruição das matas nos últimos dois anos, e motivou a comunidade internacional “a fazer a sua parte” no combate às mudanças climáticas.

“Mesmo que não derrubemos mais nenhuma árvore, a Amazônia continuará ameaçada se o resto do mundo não cumprir a missão de conter o aquecimento global”, declarou. “Os oceanos são outro importante regulador climático e fonte potencial de soluções. Eles também devem ser objeto prioritário das nossas preocupações”.

“A esperança renasce a cada compromisso e ato de coragem em defesa da vida e da preservação das condições em que ela nos foi dada”.

Foto: Reprodução/Canal Gov

VEJA ISSO TAMBÉM