O auditório da Fazendinha montada na estrutura da Expo Canaã ficou lotado, na manhã desta terça-feira (8), para receber os produtores rurais selecionados para a edição 2022/23 do programa de incentivo à produção no campo, o Procampo.
Foram mais de 500 produtores selecionados para receber apoio em projetos de bovinocultura leiteira e de corte, fruticultura, avicultura, suinocultura, piscicultura, apicultura, horticultura e produção de grãos. O investimento é de aproximadamente R$ 25 milhões e compreende o fornecimento de apoio técnico, insumos, maquinário, entre outros, aos negócios rurais locais. A certificação é a última etapa para os produtores que se inscreveram e foram selecionados.
“Tenho o sonho de ver no futuro a produção de vocês sendo exportada em aviões cargueiros pelo nosso futuro aeroporto”, projetou a prefeita Josemira Gadelha, ao discursar no evento. “Fico feliz de ver hoje aqui muitas pessoas que eu visitei e que pediram mais apoio para produzir. Quero que um dia vocês possam compartilhar o que estão aprendendo e serem exemplo para outros”, completou.
O secretário de Desenvolvimento e Produção Rural, Júnior Garra, afirmou ser “uma satisfação ver produtores humildes sendo beneficiados e tendo condições de produzir e andar com as próprias pernas”. “A nossa preocupação é cumprir os critérios e beneficiar quem mais precisa”.
Para a produtora Cláudia da Silva, que é apicultora, “é uma satisfação ver o produtor sendo valorizado”. “Vejo o empenho que a prefeitura tem tido e hoje a gente já pode ver o produtor gerando renda”, disse.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Canaã (Sicampo), Gilvan da Van, agradeceu o apoio da prefeitura para os projetos no campo e na realização da ExpoCanaã. “A cidade está de parabéns e vem agregando a todos”.
Durante o evento ainda foram entregues certificados para produtores do município que participaram do curso de produção em hidroponia, por meio de parceria com a Emater do Pará.
Fazendinha
A prefeitura de Canaã participa da Expo Canaã com a estrutura da “Fazendinha”, montada no evento. No local, há exemplos de horta, avicultura, psicultura, apicultura e outras produções, com o uso de tecnologia para melhoria da produtividade.