O mês de fevereiro começou com várias mortes na cidade de Parauapebas
No dia 1º de fevereiro foi registrada a primeira morte, Nazareno de Jesus Trindade Viana, 38 anos, o homem que estaria em atitude suspeita, foi abordado pela Polícia Militar que estava fazendo uma ronda ostensiva pela Bairro Tropical.
Durante a abordagem Nazareno teria desobedecido a ordem de manter a mão na cabeça e teria levado até a cintura para pegar um revolver, um dos policiais para se defender teria baleado o elemento na cintura, ele conseguiu fugir e durante a troca de tiro o homem não resistiu é veio a óbito.
Já no dia seguinte (2) de fevereiro, um soldado da Policia Militar, Emerson Brito dos Santos, 31 anos, foi baleado na cabeça durante a manhã, ele ainda foi socorrido e encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento de Parauapebas (UPA), durante a tarde veio a notícia de que ele não teria resistido e vindo a óbito.
Ainda no dia (2) de fevereiro, dois homens acusados de terem executado o soldado Dos Santos, entraram em confronto com a Rotam (Ronda Ostensiva Tática de Marabá) e levaram a pior.
O primeiro a ser encontrado foi Jordão Ferreira da Silva, no Bairro dos Mineiros, o acusado ao observar que a polícia estaria se aproximando, entrou em uma residência e fez uma mulher refém, ela estava com sua filha em casa, a filha conseguiu fugir e avisar as vizinhas o que estava acontecendo. Os policiais foram até o local tentaram negociar, mas o elemento respondeu com balas, durante a troca de tiros ele foi atingido e não resistiu, vindo a óbito.
O segundo acusado se chamava Silvane Ferreira de Almeida Júnior, ele foi encontrado no Bairro dos Minérios, no momento da abordagem o elemento reagiu e foi baleado no tórax, ele não resistiu e veio a óbito.
Um homem acusado de cometer assaltos usando uma espingarda foi morto em uma troca de tiros com a polícia, ainda na tarde de (2) de fevereiro, por volta das 18h, Dailson da Conceição Sousa, recebeu os policiais com sua espingarda e levou a pior.