Mineradora promoveu evento “Ligga Portas Abertas” em Curionópolis

Evento contou com ampla participação popular e estreitou o diálogo com a comunidade

Com o intuito de fortalecer a escuta ativa das necessidades da comunidade de Curionópolis e estreitar os laços com seus moradores, a mineradora LIGGA realizou, na última segunda-feira (25/11), o evento “LIGGA Portas Abertas”. A iniciativa ocorreu na sede da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira e contou com o apoio do Vereador Alexandre Santos.

O evento teve ampla participação popular, com presença de estudantes, professores, lideranças comunitárias, Vereadores, do Presidente da Câmara Municipal de Curionópolis Ver. Magno Santos; do Sec. Mun. de Administração Rogério Serrelli, da Sec. Mun. de Educação Gerlane Santos e do Secretário de Meio Ambiente de Curionópolis Fabrício Gomes Tuñas, do Coordenador Municipal do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC e SINE Fábio Lima e do representante da Associação Comercial e Agroindustrial de Curionópolis Daniel Soares.

O evento contou com ampla participação popular, incluído autoridades municipais, estudantes, professores e empresários da região de Curionópolis.

O projeto Ferro Sul, conduzido pela mineradora LIGGA, visa a extração e o beneficiamento de minério de ferro nos municípios de Parauapebas e Curionópolis (PA). Atualmente, encontra-se em processo de licenciamento ambiental junto à SEMAS.

Com investimentos da ordem de R$518 milhões e uma produção de 8 milhões de toneladas por ano de minério de ferro de alto teor, do tipo sínter feed e granulado; trata-se de um projeto importante para a região e com relevantes impactos sociais, trazendo benefícios e reflexos positivos em toda a região ao ser implantado futuramente, incluindo a cidade de Curionópolis.

O Gerente Geral da Ligga Cássio Noronha e a responsável pela área social da mineradora Lívia Cândice fizeram a apresentação do projeto e responderam às perguntas da comunidade. Dúvidas sobre geração de empregos, capacitação de mão de obra e projetos sociais a serem desenvolvidos em Curionópolis foram os temas demandados e respondidos. Também estava presente o Gerente de Relações Institucionais da Ligga Jairo Leal, que articulou o evento.

Cássio Noronha, Gerente Geral da Ligga – Projeto Ferro, que explicou o projeto em detalhes, suas fases e como vai contemplar a população de Curionópolis com geração de empregos diretos e indiretos, além de contrapartidas sociais.

Cássio Noronha mostrou os detalhes do Projeto Ferro Sul que terá toda a produção feita à umidade natural, através de um processo mais simples e sem o consumo de água ou utilização de barragens para rejeitos. Ele ressaltou que as Lavras ocorrerão concomitantemente em 4 Alvos – Alvo Serra do Retiro; Alvo Ponkan; Alvo Raposa e Alvo Cangalha – de modo a fazer a blendagem (mistura) entre as qualidades de cada um, para a obtenção do produto final dentro da qualidade de mercado. E lembrou que não há nenhuma operação em áreas de comunidades tradicionais ou de assentamentos rurais nesse projeto.

Cássio afirmou que haverá projetos de capacitação de mão obra voltados para moradores das cidades de Parauapebas e Curionópolis, assim como geração de empregos e oportunidades para ambos os municípios em proporções equilibradas.

“Esse programa Ligga Portas Abertas é muito importante para aproximar a empresa da comunidade, é uma oportunidade para fazer uma escuta ativa sobre as necessidades e os anseios das comunidades. Foi o que fizemos aqui em Curionópolis, um momento importante e que vai subsidiar o planejamento dos nossos futuros projetos na região, trazendo benefícios concretos para todos. A empresa Ligga valoriza as comunidades e vai priorizar Curionópolis e seus moradores em sua fase de expansão com o projeto Ferro Sul “ declarou Cássio Noronha.

Ao expor os programas sociais que a empresa já desenvolve e outros como Ligga Capacita, RevElla e Ligga Comunidade que serão implantados futuramente, a coordenadora social Lívia Cândice destacou o projeto de fomento ao esporte amador (futsal feminino) que a mineradora já promove com sucesso, há quase dois anos em Curionópolis, que é o programa Ligga Campeã, e que oferece aulas de futsal feminino para 50 meninas da região gratuitamente, no contraturno escolar.

A Coordenadora da área social da mineradora Lívia Cândice, que apresentou os diversos programas sociais a serem implantados para capacitar e desenvolver moradores de Curionópolis, a exemplo do projeto Ligga Campeã que já acontece na cidade há dois anos.

Jairo Leal, Gerente de Relações Institucionais da Ligga assegura que “Eventos como o LIGGA Portas Abertas são fundamentais para fortalecer a parceria entre a empresa e o Município de Curionópolis, promovendo maior integração e aproximação”.

O Vereador de Curionópolis Alexandre Santos, defende a futura geração de empregos para os cidadãos de Curionópolis e ficou satisfeito com esse evento e a parceria com a mineradora Ligga:

“Foi um momento muito importante termos a presença da Ligga aqui na cidade, primeiro porque as pessoas da nossa comunidade puderam aprender mais sobre a empresa, seus projetos atuais e futuros na região. A gente vê com muito bons olhos o futuro de investimentos da empresa, entendemos que isso vai poder colaborar com o desenvolvimento local. Assim, avalio o evento Ligga Portas Abertas em Curionópolis como muito produtivo e rico, no qual a comunidade também pôde expressas suas necessidades e ansiedades, tirar dúvidas e toda a equipe Ligga foi muito receptiva. Desejo que a gente mantenha esse canal de diálogo aberto com a Ligga e que tenhamos no futuro mais momentos assim” resumiu o Vereador.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Curionópolis Fabrício Gomes Tuñas também aponta os benefícios dessa parceria com a Ligga:

“Eu tive o privilégio de estar na inauguração da Planta Experimental da Ligga em 2022 no município de Parauapebas. E desde aquele momento já observamos que a empresa tem a envergadura para uma prática sustentável. E hoje, testemunhar esses compromissos formados aqui com a comunidade de Curionópolis só reforça a boa impressão que já tínhamos da Ligga. Hoje foi um momento muito importante para a empresa escutar os anseios da sociedade civil, com solicitações de estudantes e da classe política, para que a Ligga possa contribuir de forma direta para diminuir as carências que temos no município, na forma de parcerias e gerando novas oportunidades para a nossa população” completou o Secretário de Meio Ambiente de Curionópolis.

SOBRE A MINERADORA LIGGA

A Ligga, empresa com capital 100% nacional, gerando diversos de empregos durante os anos de implantação e operação; e já se destacando como um importante indutor de desenvolvimento no Pará. A empresa está estabelecida desde 2013 em Parauapebas e ao longo de todos estes anos investiu fortemente em estudos de geologia, sondagem para caracterização do minério, engenharia e construção de uma Planta Experimental, que opera desde o ano de junho de 2022.

A empresa tem como slogan uma frase que traduz sua atuação visionária: Atuantes no Presente. Conectados no Futuro. E sempre buscando gerar valor para a sociedade e para a região.

 

FOTOS – DIVULGAÇÃO

VEJA ISSO TAMBÉM