O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) pediu à Polícia Civil que investigue uma ocorrência de desmatamento em uma área de preservação na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. O local onde árvores foram derrubadas e a vegetação foi queimada fica na praia do Paraíso, uma das mais procuradas por turistas.
O distrito de Mosqueiro fica a uma distância de aproximadamente 70 quilômetros da capital paraense. É um dos destinos turísticos mais conhecidos da Região Metropolitana de Belém em virtude da gastronomia e das praias de água doce. O pedido de investigação sobre o desmatamento na praia do Paraíso é assinado pelo promotor de Justiça Emério Mendes Costa, que apura denúncias feitas no início deste mês ao órgão.
Uma equipe de fiscalização do MPPA esteve na área desmatada, no último dia 9 de setembro para verificar a situação denunciada e constatou o crime ambiental. A Polícia Militar e servidores da Agência Distrital de Mosqueiro também estiveram no local, mas não conseguiram identificar possíveis suspeitos de provocar o desmatamento. O Ministério Público do Estado solicitou ainda que os policiais civis colham os depoimentos de proprietários de imóveis próximos e façam a perícia de impacto ambiental.