Mutirão de manutenção na rede elétrica beneficia 35 bairros de Parauapebas

As ações oferecem melhorias no fornecimento de energia elétrica e garantem segurança para a rede

Buscando levar segurança e melhorar o fornecimento de energia elétrica do município de Parauapebas, a Equatorial Energia Pará iniciou o mês de janeiro realizando diversas ações de manutenção dos circuitos que atendem a cidade, substituindo elementos da rede elétrica como isoladores, cruzetas, chaves fusíveis (conhecidas como “canelas”), cabos, além de vegetações que estavam próximas ao contato com os fios. Os serviços totalizam R$ 132.213,64 em investimentos para garantir a qualidade na entrega da energia dos parauapebenses.

As manutenções tiveram sua primeira etapa iniciada no dia 2 de janeiro, atendendo os bairros Jardim América, Nova Vida, Novo Brasil, Bom Jesus, Park das Nações, da Paz, Paraíso, Jardim Planalto, Raio de Sol, Guanabara, São Lucas II, Califórnia, Linha Verde, Jardim Eldorado, Park São Luís, Morada Nova, Vale dos Sonhos, Bela Vista, Cidade Jardim, Montes Claros, e Nova Carajás. Nestes locais, foram retiradas 150 vegetações que estavam em contato com a rede e substituídos 11 elementos.

A segunda etapa iniciou dia 15 de janeiro, contemplando os bairros Cedere I, Liberdade, Vila Palmares I e II, Amazonas, Panorama, Ipiranga, Minas Gerais e Nova Esperança. Foram removidos e substituídos respectivamente 22 vegetações que estavam em proximidade com a rede elétrica e quatro elementos nestes pontos.

O executivo de Manutenção da Equatorial Pará, Kleber Dórea, explica que as árvores na rede podem causar transtornos como rompimento de cabos, danificar postes, e até gerar casos de curtos-circuitos e incêndios. “Todos estes acontecimentos oferecem risco à segurança da população, além de poder causar suspensão no fornecimento, oscilação da energia e até queima de equipamentos. Por esse motivo, realizamos a poda das vegetações que estão próximas a rede”, explica.

A substituição de cabos também é importante para estabilidade do fornecimento, por conta disso, a Equatorial realiza rotineiramente a troca de fios antigos por cabos multiplexados, que são protegidos, mais resistentes e convivem melhor com a vegetação.

AÇÕES EM ANDAMENTO

Na terceira etapa da ação, que segue em execução até o final do mês, estão sendo contemplados os bairros Cabanagem, Vale dos Carajás, Águas Lindas, Cidade Nova e Casas Populares II.

Além dos serviços citados, outra ação que contribui para continuidade do fornecimento e que será realizada a partir de fevereiro é a instalação de espaçadores, que são inseridos na rede elétrica e evitam a movimentação dos fios em decorrência de fortes ventos como também o choque entre eles.

PODA DE ÁRVORES

É importante ressaltar que a responsabilidade pela fiscalização do plantio correto e podas preventivas é das prefeituras de cada município. São elas que devem ser acionadas pela população quando houver necessidade de poda de árvores em espaço público. Cabe ainda aos órgãos ambientais municipais auxiliar na escolha da espécie mais adequada para determinada localidade, além de orientar sobre as regras de plantio da cidade.

Se a prefeitura identificar que não é possível realizar o serviço por questões de segurança para seus colaboradores ou para a população, pelo fato dos galhos estarem muito próximos ou tocando a rede elétrica, ela deve comunicar a Equatorial para que o serviço seja programado e uma equipe possa dar apoio na execução da poda.

VEJA ISSO TAMBÉM