No Paraná, prefeito e presidente do SAAE conhecem experiência de saneamento que pretendem implantar em Canaã

0
327

Maringá, Cascavel, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa. Essas cidades tem muito em comum. Além de estarem localizadas no Paraná, no sul do Brasil, todas elas estão entre os 20 municípios com melhor índice de saneamento básico do país, segundo dados do Instituto Trata Brasil, de 2019. Além disso, todas elas tem saneamento gerido por uma empresa pública, a Sanepar, estatal que cuida da área no Estado. No Paraná, segundo dados da Sanepar, o índice de atendimento com redes de água é de 100% e de redes de esgoto é de pouco mais de 70%.

Para conhecer essa experiência exitosa de saneamento, o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, e o presidente do SAAE, Glaydston Paiva, estão na cidade de Toledo. O município, do oeste do Paraná, com mais de 130 mil habitantes, também tem índices altíssimos de esgoto tratado (mais de 80%) e está recebendo mais investimentos. Na cidade, a estação de tratamento conta com tecnologia de ponta.

“É importante conhecer as experiências que estão dando certo para replicarmos no nosso município. Já avançamos muito no atendimento de água em Canaã, fizemos mais de 260 Km de redes de água e esgoto, e agora precisamos avançar no tratamento, que é um desafio no norte do Brasil”, destacou Jeová Andrade.

www.canaadoscarajas.pa.gov.br

Deixe um comentário