Iniciado nesta sexta-feira, 1º de novembro, o mês promete trazer chuvas acima da média para grande parte da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima e nas áreas noroeste e sudeste do Amazonas. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que destaca a importância dessas chuvas para o desenvolvimento agrícola.
No entanto, o cenário é diferente no Rio Grande do Sul, onde a precipitação deve ocorrer dentro da faixa normal, com algumas localidades podendo registrar volumes superiores à média.
Por outro lado, a situação é preocupante para grande parte da região Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá e Roraima, além do sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nesses locais, as chuvas estão previstas para ficar próximas ou até abaixo da média mensal. O Inmet alerta que essa escassez pode dificultar o plantio de soja, especialmente na área conhecida como Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde a umidade do solo já está em níveis preocupantes.
As regiões Centro-Oeste e Sudeste devem experimentar chuvas mais regulares, o que favorece o plantio e o desenvolvimento das culturas de primeira safra. No Sul, as precipitações deverão estar próximas à média histórica, o que deve manter os níveis de umidade do solo elevados, beneficiando as lavouras de inverno, especialmente em fase de enchimento de grãos para a safra 2024/2025.
O Inmet também indica que, em grande parte do país, as temperaturas devem se manter acima da média. Nas áreas do norte das regiões Norte e Nordeste, os dias de calor excessivo podem resultar em temperaturas médias superiores a 28 graus Celsius (ºC). Em contrapartida, localidades do leste da região Sudeste e da região Sul poderão experimentar temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, devido a dias consecutivos de chuvas.
Assim, novembro se apresenta como um mês de contrastes climáticos, com regiões se beneficiando das chuvas e outras enfrentando desafios devido à seca, o que pode impactar diretamente a agricultura brasileira.
INFORMAÇÕES POR: ROMA NEWS
FOTO POR: AGÊNCIA BRASIL