O encanto das letras – edição 1275

0
307

Romântico ou Lobo?

Os homens estão fugindo de um relacionamento sério? O feminismo contribuiu para a diminuição no número de casamentos? As pessoas optaram por ficar solteiras, mas acompanhadas?
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o número de casados diminuiu em 720 mil de 2013 pra cá! Ser solteiro é a escolha da maioria dos brasileiros!
Acabou o glamour do romantismo? As mulheres não gostam mais de flores, poesias, carinho, bajulação? Um amigo meu foi abrir a porta do carro, do passageiro, para a garota que queria paquerar, bancando o cavalheiro, e ela deu a volta e perguntou se era para ela dirigir! Outro foi puxar a cadeira para a namorada sentar e ela deu a maior bronca: “Alto lá!! Esta cadeira é minha! Cheguei primeiro!”
É comum as piadas sobre mulheres que descartam as preliminares e o romantismo galanteador. O cara leva a mulher para um lugar aconchegante, leva flores, começa a recitar uma poesia. A mulher fecha a cara e pergunta se ele a levou lá para ensaiar uma peça teatral ou para um encontro amoroso!
O que dizer das músicas de sucesso? “Lobos são caçadores/Lobos não mandam flores/Lobos não se apaixonam/E nem juram amores” (Conrado e Aleksandro). E as mulheres adoram! Nota-se que elas querem ser caçadas, devoradas. Perambulam pelas florestas da ilusão em busca de prazer, mistério e sedução. Na verdade, quem é o lobo e quem é a presa? Não estaria o homem fazendo exatamente o que a mulher deseja?
Bruno e Marrone fizeram sucesso com a música “Sem compromisso”: “Ele só pensa
em fazer amor sem compromisso/Gosta de gandaia/E não quer se amarrar.” Mas como? Fazer amor sem compromisso? Não haveria algo errado aí? A palavra “amor”, por exemplo? Para que um homem faça isto, seria necessária uma mulher que aceitasse esta situação. A palavra final é dela. Portanto, quem não quer se amarrar é ela. O homem está sendo manipulado e não se dá conta disto! As leis protegem o lado “frágil”, que de frágil só tem a capacidade de carregar peso! Como diz Erasmo Carlos, “a força está com elas”! De frágil elas nada têm!
Quem está certa é a Malu Magalhães, com sua “Velha e louca”, ao dizer “Eu tô na estrada,/Eu nunca sei da hora,/Eu nunca sei de nada.” Pobre mortal que se diz homem… Não sabe o quanto está sendo manipulado, conduzido pela astúcia e inteligência da mulher!
Devagar, ela vem chegando. Mas bem devagar! Dos 513 deputados federais, 51 são mulheres. Dos 81 senadores, 11 do sexo feminino! Dilma foi a primeira mulher a presidir o país! E olha que as mulheres são maioria no número de eleitores! Em 2014, só Roraima elegeu uma mulher para o cargo de governador!
O número de mulheres no âmbito jurídico, juízas, promotoras, defensoras, não passa de 30% do número de homens, apesar de elas serem maioria no número de advogados! São 50,51% de mulheres contra 49,49% de homens inscritos na OAB! Um número de mulheres no serviço público é bem menor que o de homens. E note que elas são maioria no número de inscritos nos concursos públicos!
Mas, voltando ao romantismo… Perderam, os homens, o instinto da sedução? Ou perderam, as mulheres, o encanto para seduzir? Optaram pelo pragmatismo na hora de fazer a corte? Até os animais procuram seduzir as fêmeas no momento do acasalamento. Os pavões abrem suas plumas para mostrar sua beleza. Algumas aves buscam presentes coloridos para impressionar a pretendida. Os pássaros conhecidos como aves-do-paraíso, da Nova Guiné, tocam suas penas com extremo carinho e suavidade nos rostos das fêmeas para conquistá-las, num dos mais lindos rituais do reino animal!
Seja como for, creio que, por mais desconcertante que pareça, por mais embaraçoso, ser romântico é valorizar a pessoa amada! E a pessoa que diz que não gosta de receber elogios, presentes, afagos, não faz parte deste mundo. O mais feroz dos animais se derrete diante de um cafuné na juba!
É preciso resgatar o romantismo que há em ti. Não creio que estejamos voltando ao tempo das cavernas, em que o macho arrastava a mulher pelos cabelos. Eu preciso praticar mais. Confesso que deixei de ser romântico…
E você? Está esperando o que para enviar um poema, oferecer uma música, dar um bombom, entregar uma flor para quem você ama?
Vá lá… Coloque uma roupa bonita, passe um perfume e diga umas coisas bonitas para quem você ama…

COMPARTILHAR
Artigo anterior
Próximo artigoRoda viva – edição 1276

Deixe uma resposta