Pais, alunos e professores juntos para o Dia da Família na Escola

0
509

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eurides Santana, os pais se divertiram com a comédia teatral “As Aparências Enganam”, desenvolvida pelo professor de Artes e encenada pelos alunos do 7º ano da unidade educacional. Na oportunidade, o professor de Matemática premiou os alunos do 6º ano que participaram dos “Jogos Matemáticos”, enquanto os pais da garotada participaram de uma animada aula de zumba, um ritmo que trabalha a ludicidade do corpo.
Cláudia Gaspar, mãe de Sara e Kevin Gaspar, alunos da Escola Eurides Santana, afirmou sempre participar do encontro e faz questão de estar envolvida na vida escolar dos seus filhos. “Faço questão de trazer todos os dias os meus filhos à escola. Uma programação como essa eu não poderia faltar, pois sei da importância deste momento”, reconhece. “Nós, pais, temos de interagir com a escola, e hoje é uma grande oportunidade para acompanharmos de perto o desenvolvimento dos nossos filhos na vida escolar”, acrescenta.
Já instituído no calendário escolar, o encontro desenvolve um trabalho coletivo e que inclui a família no processo de ensino-aprendizagem, a fim de estimular o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento de sua autoestima para aproximá-lo dos princípios desenvolvidos na escola, como solidariedade humana, respeito, democracia e inclusão.
Palmares Sul
Com vasta programação organizada pelas escolas municipais Paulo Freire, Mundo Infantil e João Evangelista, a comunidade da Palmares Sul recebeu na praça principal do distrito o “Dia da Família na Escola”. Os pais dos educandos das referidas unidades educacionais puderam conferir de perto o trabalho desenvolvido por seus filhos.
Por lá, a programação do encontro foi diversificada, inclusive com oferta e prestação de serviços sociais pela Prefeitura Municipal de Parauapebas. Na parte educacional, pais e filhos participaram de uma rodada de leitura e contação de histórias do Baú Itinerante, além do atendimento didático da Biblioteca Legislativa Sônia Cortêz.
Ainda foram ofertados atendimento jurídico, cadastro e a atualização do Bolsa Família e consulta com oftalmologista gratuita.
Para a secretária municipal de Educação, Leila Lobato, que esteve de perto conferindo a programação do “Dia da Família na Escola”, momentos como esse reforçam o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em proporcionar a interação entre a família e o ensino e incentivam os pais, cada vez mais, a participarem da dinâmica escolar e, por futuramente da jornada acadêmica do filho.
“O evento afina e sintoniza as relações entre os dois maiores responsáveis pela educação de nossas crianças: a família e a escola”, explicou Leila, encantada com o que presenciou nas unidades por onde passou. “Estou maravilhada com o trabalho realizado nas escolas as equipes estão de parabéns. O número de pais presentes ao ambiente escolar cresce a cada edição, e todos se envolvem. Isso mostra o quão atrativo está o nosso Dia da Família na Escola”, destacou a secretária.
(Luzandra Vilhena | Assessoria de Comunicação | Semed)

Deixe uma resposta