Parauapebas: Alunos da Escola Eduardo Angelim participam do projeto “Caminhos para a Universidade”

A programação levou os estudantes para conhecerem as estruturas da Universidade do Estado do Pará (Uepa)

A manhã desta sexta-feira, 7, foi bastante proveitosa para os alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim, no bairro Rio Verde. Os estudantes com faixa etária entre 15 e 17 anos realizaram uma visita ao campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na rodovia Dr. Faisal Salmen (antiga PA-275), onde participaram do projeto Caminhos para a Universidade. Os jovens tiveram palestras sobre os “caminhos” que devem percorrer para chegar à universidade com temas sobre Enem, Prouni e Fies, além de conhecerem os laboratórios da instituição.

“Eu já escolhi a profissão, que é ser psicólogo. Então, acho que é muito importante a gente vir pra cá para conhecer mais. Porque hoje nós estamos fazendo uma visita de experimento. Acho que para a pessoa que vai fazer o Enem, isso é muito importante, porque a gente tem aquela ‘pressão’ de entrar na universidade”, afirma o aluno Thalysson Emanoel.

O projeto está sendo dividido em várias etapas com palestras sendo realizadas dentro das escolas e de visitas em todas as instituições de ensino superior – Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Uepa. Além das visitas, a Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), que é idealizadora do projeto, está organizando uma cartilha para os alunos – um guia de bolso sobre o ensino superior para os jovens do município – denominada de “Parauapebas Cidade Universitária”.

O objetivo do projeto é mostrar para o jovem que ele tem possibilidade de fazer um bom curso de ensino superior em Parauapebas, indicando as etapas que deve percorrer. Além de trabalhar com as universidades públicas, o “Caminhos para a Universidade” vai se estender até as instituições particulares que aderem aos programas universitários do governo federal.

“Esse projeto tem como objetivo mostrar para os nossos estudantes do ensino médio ou para aqueles que já concluíram o ensino médio, qual é o melhor meio para eles entrarem na universidade por meio dos programas já existentes do governo federal. A secretaria está aí dando o apoio, orientações técnicas e facilitando o processo do conhecimento”, fala José Luiz Castro, diretor técnico da Sejuv.

A ideia principal do projeto é de também mostrar para os jovens que a universidade transforma vidas e a cidade de Parauapebas é um polo de ensino superior, que precisa ser divulgada para potencializar e buscar garantir que os estudantes entrem nas universidades. As orientações para os jovens alunos são fundamentais para focarem em seus objetivos e escolherem a profissão em que pretendem seguir.

“Para todos nós, da Universidade do Estado do Pará, é uma honra, hoje, receber a primeira escola na visita do Caminhos para a Universidade, que é um projeto da Sejuv, que tem também a Uepa em parceria, trabalhando já um semestre inteiro sobre as políticas do Enem e as formas de acesso. A Uepa é nova na cidade e ter os nossos futuros alunos conhecendo as nossas estruturas, conhecendo quais os possíveis cursos que a universidade pode ofertar é de extrema importância e relevância”, comenta Tatiane Bahia, coordenadora do Campus da Uepa Parauapebas.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Chico Souza

Assessoria de Comunicação / PMP

VEJA ISSO TAMBÉM