Os vereadores Zé do Bode (MDB), Eliene Soares (MDB) e Josemir Silva (Pros) solicitaram ações voltadas para a área da educação durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada nesta quarta-feira (16).
Processo seletivo
Por meio da Indicação nº 263/2023, Zé do Bode pediu um processo seletivo simplificado, em caráter de urgência, para profissionais especializados para acompanhar individualmente os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) das escolas públicas municipais.
O parlamentar destacou a criação da Lei Berenice Piana (nº 12.764/12) sobre a política nacional para pessoas com TEA, que garante o direito a um acompanhante especializado em sala. “A realização do processo seletivo vai ao encontro da necessidade dos alunos, bem como com a legalidade, tendo a educação como essência”, argumentou.
Orientação vocacional
A vereadora Eliene Soares apresentou a Indicação nº 304/2023, solicitando um programa permanente de orientação vocacional, a fim de incentivar adolescentes e jovens na escolha segura por uma carreira.
Para a vereadora, “as atividades de cunho pedagógico a serem realizadas sobre o assunto” também “trarão incentivo adicional para que adolescentes e jovens continuem os estudos e entendam a importância da qualificação em uma área com a qual se identifiquem”.
Ônibus para universitários
A parlamentar também apresentou a Indicação nº 305/2023, pedindo que a prefeitura disponibilize ônibus para realizar transporte universitário aos campi da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Ela lembrou que as universidades possuem cursos de graduação que se estendem até tarde da noite. “Nem todos os alunos possuem transporte próprio para voltar para casa, ficando a mercê dos altos preços do transporte por aplicativo, que chegam a mais que dobrar o valor a depender da dinâmica, e das corridas de mototáxi, sem contar os perigos noturnos”, justificou.
Escola
Por fim, a Indicação nº 316/2023, apresentada por Josemir Silva, solicitou a construção de uma escola de ensino integral no bairro Vila Rica. O vereador argumentou que a construção vai contribuir para o crescimento intelectual das crianças e adolescentes nesse bairro.
“A presente indicação é um reflexo apelativo da comunidade que não para de crescer e possui a necessidade iminente de instrumentos públicos que sejam suficientes para todas as crianças moradoras daquela região”, concluiu.
As indicações foram aprovadas e encaminhadas ao Poder Executivo Municipal.