Parauapebas recebe quatro certificações pela qualidade na educação

0
361

Em cerimônia do Sistema de Reconhecimento do Pacto pela Educação do Pará, realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, nesta quarta-feira (1), Parauapebas foi reconhecida pela qualidade na educação com quatro certificações.
O município está em primeiro lugar na categoria “Resultados”, referente aos resultados de proficiência em Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e em segundo lugar no bom desempenho da aprendizagem dos alunos do nono ano, também do Ensino Fundamental.
“Nós elegemos a Educação como um dos pilares do nosso governo. E esse reconhecimento, a nível estadual, é o resultado de todo o esforço que a Prefeitura de Parauapebas tem desenvolvido, por meio da equipe da Educação. Temos investido em construções, reformas e ampliações das escolas, em novos ônibus escolares, e também na qualificação dos nossos educadores, diretores e coordenadores pedagógicos que recebem capacitações a cada 15 dias”, disse o prefeito Valmir Mariano.
Já na categoria “Cobertura”, alusiva ao maior percentual de alunos avaliados, foram certificadas as escolas E. M. E. F. Jorge Amado (zona rural da Apa do Gelado) e a E. M. E. F. Monteiro Lobato, na vila Paulo Fonteles.
“O governo municipal trabalhou muito; fez todo um trabalho de planejamento e logística. É um reconhecimento que nos emociona e nos incentiva a fazer cada vez mais e melhor pela educação de Parauapebas”, ressalta a secretária de Educação, Juliana de Souza.
O evento Sistema de Reconhecimento SisPAE 2014 é uma iniciativa do Grupo de Parceiros Estratégicos do Pacto pela Educação do Pará (GPEP), coordenado pelo Instituto Synergos, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).
Na ocasião, foram entregues mais de 400 certificações para alunos, professores, coordenadores pedagógicos e turmas das séries avaliadas pelo Sistema Paraense de Avaliação (Sispae) no ano de 2014, em 141 municípios paraenses, atingindo 583.823 estudantes.
As premiações foram entregues pelo governador Simão Jatene, pelo secretário Helenilson Pontes e por Wanda Engel, do Instituto Synergos.
Para Simão Jatene, educação se faz com determinação. “O que eu vi aqui, hoje, foi um grupo de pessoas, cada uma com sua história, credos e lugares diferentes, mas unidas por uma causa. O Pacto é a compreensão de que qualidade na educação é um desafio de todos”, afirmou.
(Fotos: Anderson Souza | texto: Sara Dias)

Deixe uma resposta