No encontro entre os representantes do poder público e os empresários locais foram apresentadas as demandas por serviços e os projetos em andamento com recursos da prefeitura e de outros parceiros.
A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (ACIP) se reuniu nesta terça-feira, 27, com gestores públicos para conhecer o planejamento de investimentos no setor de infraestrutura e turismo, nova matriz econômica do município, e para alinhamento, expectativas dos empresários locais para os próximos anos.
O prefeito Darci Lermen e o vice João Trindade apresentaram as obras do maior programa de saneamento da região norte, o Prosap e outros projetos inseridos no Plano Plurianual de ações que estão alinhadas para a transformação de Parauapebas em um município turístico.
“A gente tem condições de acertar mais quando ouvimos o empresariado sobre aquilo que tem a ver com eles, como a questão do estacionamento, principalmente na região do Rio Verde, Cidade Jardim e outros lugares. Nós estamos construindo as alternativas juntos, o que é animador, deixa a gente com muita vontade e com muita garra de fazer e construir uma Parauapebas melhor”, celebra Darci.
Leonardo Pinheiro, presidente da Acip, disse que os associados solicitaram este encontro e o resultado foi muito positivo. “Levantamos demandas como a necessidade de novos estacionamentos para nossos clientes, do projeto de energia no Distrito Industrial e da possibilidade de realização de uma feira internacional importante para o desenvolvimento dos nossos negócios. De pronto, o prefeito e o vice realizaram essa fala conosco e aí surgiram outros assuntos de interesse da classe empresarial. A Associação está mais próxima da gestão, o que está trazendo resultados para os empresários e, no final, benefícios para toda a sociedade”, enfatiza Léo.
Já Sairone Frazão, vice-presidente da Acip, destacou o quanto é importante a união dos empresários para que a categoria se torne mais forte. “Realmente foi algo inovador para nossa associação, a gente sentiu que tem voz. Os comerciantes compareceram em massa, é muito positivo sermos ouvidos. O que está acontecendo hoje em Parauapebas é algo fantástico”, afirma Sairone, que complementa: “Eu parabenizo todas as equipes, principalmente a da Secretaria de Desenvolvimento, que tem mais interface conosco e por estarem sempre nos apoiando”, destacou.
Durante a reunião, o prefeito Darci apresentou um vídeo com o status das obras de parques como o Complexo Turístico de Parauapebas, que vai abrigar o espetáculo das Águas Dançantes, com previsão de entrega parcial em dezembro deste ano e em maio de 2023 respectivamente, e do Parque dos Minérios, também em construção, um projeto três vezes maior do que o Parque dos Ipês, já entregue à população em junho. Um conjunto de obras que está sendo realizado também com empresas locais.
Além disso, foram compartilhadas futuras parcerias com empresas especializadas para a construção do ecoparque de Carajás e da tirolesa de 2.700 metros que será instalada na Floresta Nacional, e atrairá milhares de turistas nacionais e internacionais e criará empregos no município.
“Tudo isso está acontecendo agora! Eu fico feliz em participar desse momento, quando tivemos boas ideias vindas dos empresários, e isso ajuda a realizar projetos de uma forma mais segura e mais tranquila”, finaliza o prefeito.