Aberto ao público de terça-feira a domingo, das 7 às 21 horas, o espaço recebe mais de 10 mil pessoas por mês
Um dos principais pontos turísticos de Parauapebas, o Parque do Ipês comemora nesse sábado, 24, um ano de portas abertas para a população. Para celebrar a data, o espaço, que recebe mensalmente mais de 10 mil visitantes, terá programação especial com o tema: Corpo, Expressão e Movimento, e vai contar com plantio de ipês, aulão de zumba, apresentação de capoeira, além de muita recreação que inclui pintura facial para as crianças.
Localizado às margens da PA-160 no bairro Tropical, o Parque dos Ipês, foi inaugurado em 24 de junho de 2022, como o primeiro espaço a ter acesso controlado. Seus 28 mil metros quadrados de área total possuem pista de skate, quadras poliesportivas, academia ao ar livre, parquinho para as crianças, acessibilidade, sonorização ambiente, fonte luminosa e diversidade de plantas, espaços que contribuem com a saúde, bem-estar e lazer dos frequentadores do local.
“Desde a sua inauguração, o Parque dos Ipês representa para toda a comunidade e, principalmente, aos moradores dos bairros do seu entorno: lazer, educação ambiental, bem-estar e contato com a natureza. Novo modelo de espaço, o lugar tem o objetivo de gerar sentimento de pertencimento e de zelo nos visitantes, para que todos possam usufruir do espaço de maneira igualitária”, explica Maria Zana do Nascimento, supervisora do Setor de Licenciamento e Monitoramento do Prosap.
De acordo com a supervisora, o parque oferece acolhimento e conforto, tornando-se local ideal para que as pessoas possam se divertirem e relaxarem, com a certeza de estarem seguras para levarem as suas crianças. “O Parque dos Ipês representa cidadania, igualdade social e acesso à qualidade de vida”, enfatiza Maria Zana.
Parque dos Ipês
Construído em apenas 10 meses, tempo recorde para uma obra como essa, o Parque dos Ipês faz parte da primeira etapa de obras do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Lajeado, executado 100% com recursos do município, pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
O nome ipê tem origem na língua indígena tupi e significa casca dura. Outro motivo é a grande quantidade de plantas ipês existentes no local, espécies que foram preservadas mesmo com a obra.
Confira a programação de aniversário
24 de junho (sábado)
- 18h– Homenagem simbólica com plantio de Ipê Amarelo
- 19h – Aulão de zumba com a professora Carolina Pantoja
- 20h– Apresentação de capoeira com o grupo Abadá Capoeira
- Na área do playground, haverá também muita recreação e pintura facial para as crianças.
Texto: Nara Moura e Jéssica Borges/Prosap
Fotos: Elienai Araújo/Arquivo Prosap
Assessoria de Comunicação | PMP