Prefeitura quer criar sentimento de pertencimento entre moradores para que ajudem a preservar novo espaço de esporte e lazer, marcado para ser inaugurado na próxima sexta-feira, 24. Durante a visita, equipe do Prosap deu detalhes aos líderes sobre o funcionamento do parque.
Amor, cidadania, respeito e zelo pelo Parque dos Ipês. São esses sentimentos que a Prefeitura de Parauapebas espera despertar entre os moradores do entorno da área, para que ajudem a cuidar do novo espaço de esporte e lazer da cidade e, assim, garantir que seja preservada por longo tempo.
Para alcançar esse objetivo, lideranças comunitárias foram convidadas pelo Prosap a visitar o parque nesta segunda-feira, 20, e conhecer o que foi construído pela prefeitura num espaço de 28 mil metros quadrados, para melhorar a qualidade de vida da população. Entre os visitantes, educadores e o ex-prefeito de Parauapebas Chico das Cortinas, que marcou o momento com o plantio de um pé de ipê.
Além da paisagem verde que domina o parque – ali, as árvores de ipês naturais do local foram preservadas pelas obras e dezenas de outras espécies foram plantadas, como a Flor de Carajás -, o espaço conta com quadras de esporte, pista de skate com padrão oficial, quiosques, parquinho com piso emborrachado para a criançada, local para zumba, academia ao ar livre e fonte luminosa.
Modelo de gestão
Antes das lideranças comunitárias percorrerem o espaço, o coordenador de Projetos Especiais e de Captação de Recursos do Prosap, Cleverland Araújo, explicou que o funcionamento do Parque dos Ipês vai seguir o modelo de gestão aplicado em outras cidades, como na capital, Belém, com a aplicação de um regimento interno.
Esse novo modelo, por exemplo, limita o horário de funcionamento para evitar a depredação dos equipamentos públicos e das espécies vegetais e monitora a realização de eventos no local, para os quais haverá agendamento. A segurança será garantida pela Guarda Municipal.
“É uma área nova, com nova tipologia de equipamentos públicos, nova tipologia de gestão. É um espaço público bem aproveitado, que todos vão gostar”, afirmou Cleverland Araújo.