Participação popular marca 2ª Conferência da Cidade em Canaã dos Carajás

O evento buscou fortalecer políticas de desenvolvimento urbano, com o debate de propostas e eleição de conselheiros e delegados.

Saneamento básico, trabalho de regularização de bairros e urbanização com acessibilidade foram alguns dos temas discutidos durante a 2ª Conferência da Cidade de Canaã dos Carajás. O evento foi marcado pela intensa participação da comunidade, que compareceu ao Hall do Centro Administrativo (Prefeitura de Canaã) nesta sexta-feira (16).

Com a temática “Cidades Democráticas, Inclusivas e Sustentáveis”, o evento buscou fortalecer a política de desenvolvimento urbano com o debate de propostas que foram discutidas ao longo do dia em várias palestras, divididas em quatro eixos temáticos: Habitação; Planejamento Territorial e Regularização Fundiária; Trânsito, Transporte, Mobilidade e Acessibilidade; e Saneamento Ambiental.

O Analista de Controle Interno, Márcio Aguiar, reforça que a conferência foi um momento muito importante para dar visibilidade às questões sociais dentro do município. “É a oportunidade para a sociedade demonstrar seus pontos de necessidade. Tudo isso para haver um governo democrático com ideia de vários setores da sociedade”.

Para o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB), Alisson Milhomem, a participação popular demonstra o interesse da comunidade na construção das políticas públicas. “Ter a sociedade civil presente para debatermos juntos o desenvolvimento do município é muito significativo para construirmos o futuro de nossa cidade”, destaca.

Além das palestras, nas quais a população contribuiu com a elaboração de propostas, também foi realizada a eleição de conselheiros e delegados que representarão o município na Conferência Estadual das Cidades. Foram escolhidos para a delegação, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA); Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Seção Pará); universidades e escolas técnicas e tecnológicas; Associação Comercial de Canaã dos Carajás (ACIACCA); setor industrial; sindicato de trabalhadores; associações comunitárias, igrejas, agências e organizações não governamentais.

Segundo o conselheiro e delegado eleito pelo setor industrial, Nildo Frasão, representar o município é uma responsabilidade e uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento econômico de Canaã. “A gente não só leva as experiências, mas também capta e traz coisas importantes para o município, que é a expansão da base industrial para, a longo prazo, diminuir a nossa dependência dos minérios. E outras coisas que possam levar ainda mais à participação de Canaã não só no PIB estadual como também no PIB nacional”, explica.

Serão levadas três propostas de cada eixo temático para a Conferência Estadual das Cidades, prevista para acontecer em setembro desse ano.

Texto: Beatriz Smith e Fabiane Barbosa

Fotos: Diego Barbosa

VEJA ISSO TAMBÉM