Algumas famílias podem perder o direito ao Auxílio Brasil, futuro Bolsa Família, a partir do ano que vem. Saiba mais e evite passar por isso!
O Cadastro Único do governo é uma base de dados usada para identificar o perfil de famílias vulneráveis no Brasil. Na prática, é a partir desses dados que o governo decide quem tem direito a diversos benefícios sociais, entre eles o Auxílio Brasil, que em breve deve voltar a se chamar Bolsa Família.
Contudo, para 2023, os perfis do Cadastro Único devem passar pelo chamado “pente-fino”. A ideia é identificar pessoas que não teriam direito aos valores do governo, mas seguem recebendo. Com isso, algumas pessoas podem perder o benefício para o próximo ano.
Então, para saber mais sobre a situação do pente-fino do Bolsa Família, e o que fazer para garantir os seus pagamentos em 2023, confira o texto completo a seguir.
Assim, como explicamos, o Cadastro Único é a base utilizada para determinar quem receberá ou não o Bolsa Família em 2023.
Entretanto, o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) afirmou em entrevista recente que pretende combater os chamados “cadastros fraudulentos”. E, assim, possibilitar o recebimento do auxílio para pessoas que realmente precisam.
Wellington foi indicado pelo presidente eleito, Lula, para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social. Uma das mais importantes pastas do governo, que é responsável por diversos programas, entre eles o Bolsa Família.
E como vai acontecer o pente-fino? Em suma, o objetivo é conferir se os 3,6 milhões de brasileiros que se cadastraram no programa em 2022 realmente estão aptos a receber o Bolsa Família.
Além disso, atualmente o número de inscritos no Cadastro Único passa dos 90 milhões. O problema é que tem muita gente com o cadastro desatualizado.
Por fim, você não precisa se preocupar. Apenas terão o benefício bloqueado e cancelado aqueles que têm irregularidades no Cadastro Único.
Se você está dentro das regras do programa, seguirá recebendo o Bolsa Família em 2023. No entanto, é importante que você atualize seus dados no cadastro para manter o recebimento do programa.
seucreditodigital.com.br