A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (30), que contratará 1.780 novos empregados em 2025, aprovados no concurso público Petrobras PSP 2023.2, destinado a cargos de nível técnico. Os aprovados estavam no cadastro de reserva e começaram a ser chamados no dia 29 de janeiro. A previsão é que mais de 700 profissionais sejam convocados já no primeiro semestre deste ano.
Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, as contratações ao longo de 2025 serão fundamentais para o desenvolvimento de novos projetos da empresa, especialmente nas áreas de Processos Industriais e Exploração e Produção. A Petrobras informou ainda que o processo seletivo possui cotas de 20% para pessoas com deficiência e 20% para negros, reforçando seu compromisso com a diversidade.
As vagas serão distribuídas em diversas regiões do Brasil, com destaque para o Nordeste, onde as oportunidades estarão em Ipojuca (PE) e Recife. No Sul e Sudeste, os profissionais serão alocados em cidades como Betim (MG), Cubatão (SP), Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), São Paulo, Rio de Janeiro, Santos (SP), Araucária (PR), Canoas (RS), Porto Alegre, Curitiba e outras localidades.
Vale destacar que, antes desta convocação, a Petrobras já havia chamado cerca de mil profissionais ao longo de 2024. O cadastro de reserva do concurso permanece válido até 17 de dezembro de 2025, com a possibilidade de prorrogação por mais 18 meses.
Essas contratações fazem parte do plano de expansão da Petrobras, que visa atender às crescentes necessidades da empresa em um cenário de retomada e ampliação de investimentos. O Plano de Negócios Petrobras 2025-2029 prevê investimentos superiores a 111 bilhões de dólares, com um potencial de geração de mais de 315 mil empregos diretos e indiretos até 2029. Esses investimentos estarão focados principalmente em projetos de exploração e produção, transição energética e sustentabilidade.
Informações por Roma news
Foto por agência brasil