O Observatório Parauapebas oferece informações abrangentes sobre o município. O objetivo é aproximar os cidadãos desse conhecimento e promover a transparência na gestão democrática
Agora ficou muito mais fácil entender a realidade de Parauapebas a partir dos seus principais números, a prefeitura disponibiliza uma plataforma online que pode ajudar diversos públicos como alunos, pesquisadores e empresários a obter informações para seus estudos e planos de negócios.
Trata-se do Observatório Parauapebas, que reúne dados relacionados a temas como saúde, educação, transporte, turismo, entre outros, constantemente atualizados pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Dtic), que integra a Secretaria Especial de Governo (Segov).
“O fluxo de informações geradas em Parauapebas é intenso, devido ao dinamismo da economia local. Uma boa e atualizada base de dados local é importante para subsidiar o empreendedorismo, permitindo uma gestão baseada em dados concretos e menos subjetivos, tanto em pesquisas de mercado para novos produtos quanto para empresas já consolidadas que desejam expandir ou encontrar novos nichos, parabéns pelo trabalho”, elogia Ana Suzi, gerente regional da agência Carajás II do Sebrae .
“O Observatório de Parauapebas é uma ferramenta que consolida uma variedade incrível de dados de diversos setores de nossa cidade. Qualquer cidadão pode acessar essas informações, através do aplicativo e-Parauapebas ou digitando no seu navegador de internet www.observatorio.parauapebas.pa.gov.br”, afirma Emanuel Rodrigues, diretor da Dtic.
Observatório de dados
A plataforma oferece diversos benefícios para a população, como a facilitação da tomada de decisões a partir de informações qualificadas e de fácil acesso e contribui para a transparência e a melhoria da governança democrática no município, implicando na melhor qualidade dos serviços públicos e na eficácia da gestão pública.
“Além da camada de acesso dos cidadãos, há uma área mais profunda disponível para que os gestores públicos possam tomar importantes decisões com base em fatos, dados e evidências. Estamos colocando a inteligência de dados a serviço da gestão pública”, acrescenta Emanuel.
Texto: Karine Gomes
Foto: Felipe Boges
Ascom/PMP