Após investigação conduzida pela Delegacia de Repressão às Facções Criminosas (DRFC), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado, foi dado o cumprimento ao mandado de prisão preventiva, contra um homem pela prática dos crimes de extorsão majorada e dano qualificado.
O mandado foi expedido pela Vara de Inquéritos, após parecer favorável do Ministério Público, em investigação na qual se identificou várias pessoas que, no dia 30 de agosto deste ano, teriam quebrado os vidros da fachada de um estabelecimento comercial, localizado no bairro do Guamá, em Belém, em retaliação ao não pagamento de valores exigidos por supostos membros de facção criminosa com atuação na região.
A prisão foi cumprida na Central de Custódia Provisória da Cidade Nova, onde ele se encontrava custodiado, em virtude de prisão em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas. O outro envolvido no crime também teve o mandado de prisão preventiva expedido, mas não foi cumprido, pois o suspeito morreu em confronto com a Polícia Militar no último dia 15 de setembro. As investigações.