
A Polícia Federal deflagrou, na terça-feira (16), a Operação STOL, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, com atuação predominante no modal aéreo, por meio do uso de aeronaves de pequeno porte.
Durante a ação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão nas cidades de Porto Velho (RO), Campinas (SP), Itaituba e Santarém (PA), além de Sinop (MT). As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara de Garantias do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. As informações foram divulgadas pela Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia.
Segundo as investigações, o grupo criminoso se especializou no transporte aéreo de grandes quantidades de entorpecentes, utilizando avionetas para o deslocamento das cargas ilícitas. O esquema contava com a participação direta de pilotos ligados à organização, além de integrantes responsáveis pelo apoio logístico, financeiro e operacional.
No decorrer das apurações, a Polícia Federal identificou e vinculou à organização criminosa três grandes apreensões de drogas: aproximadamente 430 quilos de entorpecentes em Humaitá (AM); 22 quilos em Lábrea (AM), remanescentes de uma carga após a queima da aeronave utilizada no transporte; e cerca de 480 quilos em Machadinho d’Oeste (RO).
Além das prisões, a operação resultou no sequestro de bens de alto valor econômico, incluindo imóveis em condomínios de alto padrão, veículos de luxo e aeronaves. De acordo com a PF, a medida tem como objetivo descapitalizar a organização criminosa e interromper o fluxo financeiro do tráfico de drogas.
Os investigados poderão responder, conforme o grau de participação de cada um, pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico, lavagem de capitais, além de outros delitos correlatos, conforme apurado no curso das investigações.
informações por Portal Tailândia
foto por Portal Tailândia









