Centro médico vai contar com leitos de UTI e tratamento de média e alta complexidade; Canaã poderá receber faculdade de medicina no local
Em cerimônia aberta ao público, a Prefeitura de Canaã dos Carajás lançou a obra do novo Hospital Municipal no fim da tarde de segunda-feira (12). A partir de hoje (13), as máquinas iniciam os trabalhos em prol da construção da unidade, que será localizada no final da Avenida Belém, em área próxima aos bairros Jardim América e Jardim Europa. A prefeita Josemira Gadelha presidiu a solenidade e afirmou que o novo hospital é um “grande passo para fortalecer o município entre os mais promissores do país na oferta de qualidade de vida.”.
O espaço contará com 72 leitos de internação, 28 leitos de UTIs, vai ofertar serviço de hemodiálise, será referência para maternidade de alto risco e traumatologia, terá policlínica, com oferta de consultas e exames especializados, sendo uma unidade de atenção de média complexidade em áreas como diabetes, hipertensão arterial, doença renal crônica, câncer de colo de útero, de mama, e de próstata.
Também está em pauta o desenvolvimento de um Hospital Universitário, com área de ensino, pesquisa e formação de profissionais de saúde. O município busca parcerias com faculdades de medicina.
Cerimônia reuniu comunidade e autoridades locais
Movidos pela expectativa do lançamento da obra, moradores e servidores públicos prestigiaram o evento. Além da prefeita Josemira Gadelha, participaram da solenidade o vice-prefeito Zito Augusto, o presidente da Câmara, Dinilson José, os vereadores Cabelo, Anuarinho, Miguel da Saúde, Antônio do Lanche, Flavio Gomes e Webert Felipe e a vereadora, Maria Pereira.
Representando a comunidade, a moradora e representante do instituto das Mulheres de Canaã dos Carajás, Laísse Souza, agradeceu à gestão pelo emprenho em investir na saúde: “essa obra vai contribuir muito, tanto para Canaã, quanto para toda a região. Nós, moradores nos sentimos honrados com a postura e posicionamento da gestão.”, afirmou.
O secretário municipal Marcos Silveira comentou que a obra é um sonho saindo do papel e vai elevar o patamar do município. “É um compromisso do governo cuidar das pessoas. Além de cuidar, vamos formar profissionais da saúde. É um projeto incrível, teremos 100 leitos e tratamentos de alta complexidade que vão beneficiar toda a região.”, disse.
A área na qual o novo hospital será construído foi doada pelo empresário Luiz Carlos, da Casa Nova. Em seu discurso, a prefeita Josemira Gadelha agradeceu ao empreendedor pela benfeitoria e afirmou que ação é o símbolo da união de todos por um município melhor. Ela também teceu elogios aos profissionais da saúde de Canaã. “Temos no município umas das melhores equipes do país, tenho muito orgulho de contar com médicos, enfermeiros, técnicos e demais agentes que fazem da nossa Canaã referência no serviço em todo o estado. Com o nosso novo prédio, vamos ver mais gente recebendo um tratamento digno.”, concluiu.