A obra, resultado do trabalho conjunto entre legislativo e executivo, é um investimento da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás no valor de R$19,578 milhões. A edificação contempla 16 gabinetes, gabinete da presidência, plenária com 316 assentos, auditório com 115 lugares, museu, biblioteca, sala de eventos, estúdio de TV, galeria superior, entre outros dispositivos, compreendendo uma área útil total de 4.125 m².
O dia 6 de setembro de 2023 tornou-se uma data memorável para Canaã dos Carajás. Comunidade, servidores públicos e autoridades estaduais e municipais celebraram a abertura da nova sede da Câmara dos Vereadores do município. Situado no bairro Ouro Preto, o prédio amplo e moderno atenderá à população com muito mais conforto e dignidade.
Autoridades municipais agradeceram ao Poder Público pela obra
O presidente da câmara Dinilson dos Reis agradeceu à gestão do executivo municipal por receber “a casa do povo para o povo”, disse. Ele acrescentou que o novo prédio é um marco para o município, no qual “o compromisso com as pessoas será o grande objetivo das atividades”, concluiu.
O vice-prefeito Zito Augusto afirmou que a inauguração é um dia de muita felicidade para o cidadão canaense. “Hoje é um dia brilhante. Celebramos o progresso. E esse avanço teve a participação de muitos homens e mulheres que sonharam com uma câmara para receber o povo com muito conforto. Obrigado a todos.”, disse.
União de poderes e responsabilidade da gestão marcam discurso da gestora municipal
Concluindo a cerimônia de inauguração, a prefeita Josemira Gadelha discursou com brilho nos olhos: “temos uma câmara formada com um pensamento de inovação. Essa câmara foi projetada para um município de 150 mil habitantes. Obrigado por pensarem numa casa do cidadão pensada para acolher bem as pessoas”. Ela citou o ex-prefeito Anuar Alves, que construiu a antiga Câmara, situada na Avenida Tancredo Neves, no centro. Também agradeceu pelo empenho aos ex-prefeitos Simar Gomes, Ribita e Jeová Andrade.
Josemira falou da importância da harmonia entre os poderes, que resultou na construção dessa e de outras obras. Ela comentou que é necessário que as obras públicas sejam centradas no cidadão, considerando o crescimento o município: “Temos que ter a responsabilidade e o compromisso de pensar a política pública partir do seu povo.”, disse.
Ela também lembrou das novas construções realizadas no município, como a iluminação em LED de todo o município, o programa Asfalto no Campo, que já asfaltou quase 200 km de vias rurais, e do trabalho de construção e reconstrução de todas as escolas públicas, incluindo as estaduais.
A governante citou os esforços na política habitacional, lembrando da entrega dos mais de 1000 cartões do programa Reforma e Construção que ajudam famílias em situação de vulnerabilidade. Ela citou o recém-assinado convênio com a Caixa Econômica que quita o financiamento imobiliário das 933 famílias do Residencial Canaã. E completou, anunciando que já foi feita a licitação para a construção de mais 600 casas populares serão construídas no município. E um novo edital para a construção de 1000 casa será lançado.
“Não se pode pensar em administrar um município com tanta arrecadação sem fazer a distribuição de renda. E a distribuição de renda passa pela dignidade das pessoas. Passa pela educação, pelo cuidar da saúde e, acima de tudo, pelo cuidado, zelo e respeito ao próximo”, disse a prefeita.
Na oportunidade, Josemira também homenageou o ex-empresário falecido em 2021, José Maria Primo, “um grande homem, que teve um grande papel e contribuição para Canaã dos Carajás”, disse. A antiga avenida D, que localiza o novo prédio da Câmara Municipal, recebeu, recentemente, o nome do ex-comerciante.
Após a solenidade, os presentes realizaram o descerramento da placa de inauguração da obra e conheceram as dependências da nova Câmara Municipal.
Ascom/PMCC