Com um índice preocupante de descumprimento de condicionalidade do Programa Bolsa Família as secretarias de Assistência Social e Saúde realizarão, no dia 01 (sábado), a pesagem dos beneficiários do Bolsa Família.
Baseados nos dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, mais de 47% de famílias beneficiadas pelo programa estão com seus cadastros desatualizados.
A gestão orienta as pessoas que receberam notificação no extrato bancário ou via SMS para iniciar o CadÚnico ou está com os dados desatualizados há mais de dois (2) anos do Programa Bolsa Família e que tenham crianças de até sete (7) anos incompletos, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência munidos de documentos de identificação de todos os integrantes da família e carteira de vacinação.
Os documentos obrigatórios para cadastramento e atualização do CadÚnico são:
Carteira de Identidade;
CPF;
Carteira de trabalho (pode ser a digital);
Título de Eleitor (pode ser digital);
Certidão de nascimento ou casamento;
Declaração de escolaridade;
Último contracheque (caso tenha carteira assinada);
Comprovante de residência (preferencialmente de energia).
O descumprimento da atualização de cadastro tem as seguintes penalidades, confira:
Advertência: A família é comunicada por deixar de cumprir as exigências do programa, mas não deixa de receber o benefício.
Bloqueio: O benefício fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte com a nova parcela.
Suspensão: O benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período;
Cancelamento: a família deixa de participar do Programa Bolsa Família (PBF).
Texto: Cléo Lopes
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parauapebas