Prefeitura faz entrega das chaves para Uepa (Universidade do Estado do Pará) em Parauapebas

O sonho foi realizado após parceria entre o poder público, a empresa Vale e Uepa. O prédio começa a ser equipado e, em breve, alunos de Ciências Biológicas, Fisioterapia e Engenharia de software vão ocupar o 23º Campus da Universidade Estadual do Pará.

Na manhã dessa quinta-feira, 3, mais um sonho foi concretizado. Autoridades do município e representantes da Universidade Estadual do Pará (Uepa) participaram da entrega oficial das chaves do prédio para os gestores acadêmicos.

O mais novo campus é um dos mais esperados pela comunidade de Parauapebas e transformou a Uepa na universidade mais interiorizada do Brasil, o que é uma grande conquista, como destaca o pró-reitor de planejamento, Carlos Capela.

“Isso tem um significado importantíssimo para a gente. É mais uma perna da universidade, que proporciona o acesso do ensino superior à comunidade do estado. A instituição já está presente aqui no município, com aulas no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), e agora vai ter o seu campus próprio possibilitando o acesso e a implementação, cada vez mais, do ensino superior na região, tanto de graduação quanto de pós-graduação”, celebra Capela.

 

O vice-prefeito, João Trindade, ressaltou o papel do ensino superior para o desenvolvimento e a diversificação da economia no município. “Olha, sem dúvida, esta obra é significativa, não só para o município, mas para o Pará e para o Brasil”, ressalta.

O secretário Especial de Governo, Wesley Costa, também comemora mais esta etapa que consolida também o município como um polo de conhecimento. “Os investimentos foram necessários para que isso se tornasse realidade aqui em Parauapebas. Olha, essa obra é um divisor de águas na história de Parauapebas, que agora, de fato, se torna um polo universitário. A gente prospera a partir do saber”, destaca.

“A Uepa era um sonho em Parauapebas, e hoje se torna uma realidade. Foi fruto de um trabalho incansável especialmente do nosso prefeito Darci, que lutou por 13 anos para que a universidade viesse para cá. Nós estamos comemorando esse momento histórico”, lembra José Leal, secretário municipal de Educação. Enquanto educador, enquanto secretário, fico muito feliz por participar desse momento e dizer para a Uepa, que pode continuar contando conosco; estamos de mãos dadas”, declara o secretário.

O deputado estadual Ivanaldo Braz ressalta que a luta foi árdua. “É um prazer enorme estar aqui. Este é um momento importante e a gente fica muito feliz por isso.

A professora e doutora, Tatiane Bahia, que tem vasta experiência gestão educacional em outros municípios, será a coordenadora do novo campus da Uepa. “É uma satisfação enorme, um dia de muito êxito pra gente, que está recebendo as chaves neste momento. A partir de agora, a gente consegue colocar os móveis e organizar todos os espaços para atender às necessidades dos nossos alunos. O nosso campus é diferenciado, foi construído com toda acessibilidade para visitantes e alunos”, destaca a gestora.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Orion Rodrigues e Lucas Santos

Assessoria de Comunicação/PMP

VEJA ISSO TAMBÉM