Prefeitura inaugura primeira escola em tempo integral de Canaã dos Carajás

Centenas de pessoas, entre autoridades municipais e regionais, servidores públicos e moradores dos bairros Residencial Canaã e Nova Esperança I e II, participaram da cerimônia de inauguração da primeira escola em tempo integral da história de Canaã dos Carajás, realizada na tarde deste sábado (30).

A Escola Municipal Ronilton Aridal da Silva – Grilo funcionará das 7h às 17h e atenderá 650 alunos do 4º ao 9º ano. Além de funcionar em período integral, a unidade conta com o apoio da Polícia Militar, que será a responsável pela disciplina “Ordem Unida”. Entre as novidades trazidas para a escola, o ensino trilíngue – português, inglês e libras – é uma das mais importantes.

A inauguração contou com a presença da família de Ronilton Aridal, o popular vereador Grilo, morto em 2016, e que deu o nome à escola. O tio de Grilo, Aleixo Silva, afirmou que é uma satisfação ver o nome do sobrinho eternizado em uma escola que se tornará referência para toda a região. “Ficamos felizes ao saber que o meu sobrinho receberia essa justa homenagem. Estamos honrados. Gostaríamos que ele estivesse aqui para saber o quão querido era, mas tenho certeza que ele está feliz onde quer que esteja.”

O secretário Edilson Valadares falou sobre a inauguração. “É motivo de orgulho estar inaugurando essa importante obra, pois essa era uma das principais metas dessa gestão. Tenho certeza que essa obra servirá como exemplo para outras cidades do Pará e do Brasil.”

Rael da Marcenaria, presidente em exercício da Câmara Municipal de Canaã, destacou a fundamental importância da nova unidade para o município. “Nós sabemos que a principal base para qualquer sociedade é a educação e vemos aqui nascer uma escola que tem tudo para dar certo. O governo está de parabéns pelo trabalho e nós estamos felizes por poder colaborar com esse trabalho.”

No total, a escola possui uma área de 3 mil metros quadrados, 12 salas de aulas, quadra poliesportiva coberta, laboratório e quadra de areia. Tal estrutura foi elogiada pelo governador Helder Barbalho, que veio a Canaã para a inauguração. “Tenho a felicidade de vir a Canaã sempre para ver obras sendo inauguradas. E desta vez temos a felicidade de ver uma escola deste porte, que funcionará em tempo integral ser entregue. Canaã está de parabéns pelo grande investimento em educação.”

Na data, o governador afirmou que já autorizou o asfaltamento da estrada que interliga Canaã ao Posto 70. “Eu sei da importância dessa via para Canaã dos Carajás e sou consciente dos benefícios que ela trará para essa gente. Portanto, a Secretaria de Transportes Estadual já foi autorizada a asfaltar essa via.”

O vice prefeito Alexandre Pereira afirmou que Canaã avança muito adotando a educação integral. “Esse é um sonho antigo que nós temos. Os resultados de escolas em tempo integral são reconhecidos e Canaã agora tem a sua própria. Tenho certeza que esses alunos só têm a ganhar com essa estrutura de ensino.”

A placa de inauguração da escola foi descerrada pelos autoridades presentes no evento. O prefeito Jeová Andrade afirmou que a nova escola é a mais importante obra da história da educação na região. “Essa é a primeira de muitas outras; o início de um novo tempo para a nossa educação. Nossa meta é que todas os nossos alunos sejam atendidos em tempo integral. Agradeço às equipes da Semed pela árdua dedicação para que isso acontecesse. Todos estão de parabéns. Esse é um investimento para o futuro das nossas crianças.”

As aulas na nova unidade escolar terão início já na próxima segunda-feira (8).

www.canaadoscarajas.pa.gov.br

Deixe um comentário