O inverno amazônico, que vai de dezembro até meados de maio, é caracterizado por um aumento significativo das chuvas, tanto em volume quanto em frequência. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta quinta-feira (03) indica risco de chuvas intensas e ventos fortes, especialmente em Belém e Região Metropolitana.
De acordo com o Inmet, há expectativa de chuvas volumosas para os próximos dias, com destaque para esta quinta-feira (03) e sexta-feira (04). A previsão abrange diversas áreas do Brasil, incluindo os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e todos os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rondônia.
O volume de chuva pode alcançar até 50 milímetros (mm) em 24 horas, com ventos que podem atingir até 60 km/h. Na Região Norte do Brasil, o período chuvoso concentra entre 60% e 70% das precipitações anuais, o que exige cuidados e atenção redobrados da população, principalmente para a prevenção de doenças relacionadas à água e ao ambiente, além da prevenção de possíveis transtornos causados pelas chuvas fortes.
As autoridades reforçam a importância de seguir as recomendações meteorológicas e estarem atentos às condições climáticas para evitar acidentes e complicações.
Informações por Roma news
Foto por agência Pará