O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas que devem afetar várias regiões do Brasil, especialmente da faixa que vai do Amazonas ao Maranhão, passando por áreas do Pará e do Tocantins. O aviso, que está classificado com nível laranja (indicado para situações de perigo), prevê chuvas de até 100 milímetros (mm) ao dia, além de ventos fortes, com rajadas de até 100 km/h. O alerta vale até as 10h desta segunda-feira (6) e afeta quase 200 cidades dos estados mencionados. As condições climáticas podem resultar em alagamentos, quedas de árvores, falhas no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.
Risco de perigos adicionais
O Inmet orienta a população a tomar cuidados especiais durante as tempestades. A recomendação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e não procurar abrigo debaixo de árvores, principalmente durante as rajadas de vento. Também é aconselhado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, áreas que podem ser vulneráveis aos ventos fortes. As autoridades locais, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, devem ser consultadas para mais orientações.
Chuvas mais brandas em outras regiões
Enquanto algumas áreas enfrentam condições severas, outras regiões do Brasil devem registrar chuvas mais fracas. O alerta amarelo, que indica perigo potencial, abrange mais de 1.500 municípios em 13 estados, incluindo o Distrito Federal. Esses locais devem enfrentar chuvas de até 55 mm/hora, com ventos intensos, mas com baixo risco de ocorrências graves. O alerta atinge quase toda a extensão dos estados do Espírito Santo, Tocantins, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, além de áreas do norte de Rondônia, sul de Roraima, e o oeste e extremo-sul do Maranhão, Piauí, Bahia e norte do Rio de Janeiro.
Previsões para janeiro
O mês de janeiro no Brasil deve ser marcado por chuvas dentro da média climatológica, com alguns momentos de precipitação superior à média, especialmente nas regiões Norte, Sul e Nordeste. No Sudeste, a previsão é de chuvas dentro da normalidade ou ligeiramente acima, com São Paulo e Rio de Janeiro registrando precipitações acima da média. No entanto, Minas Gerais e Espírito Santo devem vivenciar um janeiro com menos chuvas do que o habitual para o mês.
A população deve se manter atenta às orientações do Inmet e às condições climáticas em suas respectivas regiões, especialmente nos períodos de alerta para chuvas fortes e ventos intensos.
Com informações: Roma News
Foto: Reprodução