A jovem moradora da Vila Café, em Marabá, Vera Lúcia Viero, registra em selfie momento especial na vida, em que inicia no programa de capacitação ofertado pela Vale e Tecnored
A semana iniciou com um momento marcante na vida de 180 moradores de Marabá. Nesta segunda (27/3), foi dada a largada do Programa Tecnored Capacita. A aula inaugural reuniu os alunos que foram selecionados em processo seletivo e que terão oportunidade de conquistarem formação profissional e se tornarem Técnicos em Eletrotécnica, Automação, Mecânica ou Eletromecânica e Metalurgia, que está sendo realizado pela primeira vez no município. O objetivo da Vale e da Tecnored com a implantação do programa é fomentar a preparação de mão de obra local apta para atuar no setor industrial e no mercado de trabalho. A formação e certificação profissional será realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
“Essa ação é de grande importância para nós da Tecnored e para a cidade. Ao mesmo tempo, que o empreendimento avança, também as pessoas da região irão evoluir, adquirindo cada vez mais capacidade técnica para entrar no mercado de trabalho com formação de alta qualidade”, diz o coordenador do Projeto Tecnored, Ezequiel da Silva.
Moradora da Vila Café, em Marabá, a jovem Vera Lucia Viero, de 18 anos, está cheia de entusiasmo. Ela é uma dos 180 selecionadas no processo seletivo conduzido pelo Senai para os cursos de formação. “A expectativa é muito grande! Estava ansiosa e receber o caderno e ouvir as palavras de incentivo da primeira aula foi muito bom, muito bom mesmo. As palavras te trazem incentivo para buscar e conquistar mais ainda, o que aumenta minha determinação. Quero conquistar várias coisas, pelo estudo, pelo meu currículo, sabendo que mais na frente eu vou ter um fruto do estou plantando agora”, conta a aluna de metalurgia, na foto, fazendo uma selfie para registrar o momento.
Por meio da parceria Tecnored e Senai, os cursos realizados serão de nível técnico, um deles inclusive será realizado de forma pioneira no município. “O curso de metalurgia está sendo ofertado pela primeira vez em Marabá, atendendo a uma demanda que deve se ampliar na área industrial. A parceria do Senai, com a Vale e o Tecnored, é um exemplo de como estamos preparados para oferecer soluções para a indústria e demonstra o comprometimento do empreendedor com o município ao formar mão de obra local para o mercado”, diz o Diretor Regional do Senai, Dário Lemos.
Tecnored
Marabá terá a primeira planta de produção de gusa verde com a implantação da Tecnored na cidade. As obras de construção foram iniciadas no município em 2022. A previsão de conclusão é 2025. A Tecnored é uma subsidiária 100% da Vale focada no desenvolvimento de um processo de ferro-gusa de baixo carbono por meio do uso de fontes de energia, como biomassa, gás de síntese e hidrogênio, que emitem menos CO2 que os processos tradicionais de fabricação de ferro gusa.
Vale