Na Indicação nº 737/2021, Eliene propôs ao prefeito Darci Lermen que estude a possibilidade de criar um programa permanente de orientação vocacional voltado a alunos do 9º ano da rede pública, para que acessem informações sobre carreiras com as quais tenham afinidade, considerando suas habilidades e competências.
A vereadora relata na proposição que os jovens têm sérias dúvidas quanto à vocação e aptidões profissionais. A orientação vocacional tem papel importante para o indivíduo na busca por uma atividade que o satisfaça financeira, social e emocionalmente, e para a sociedade como um todo.
“Especialistas em carreira são unânimes em afirmar que uma inadequada escolha profissional pode gerar ao longo da vida uma constante e crescente sensação de desprazer; um sentimento de frustração intermitente ou permanente. Essa frustração abre caminho para o estresse e pode comprometer a saúde mental”, informou.
Eliene acrescentou ainda que estudiosos apontam a adolescência, sobretudo no último ano do ensino fundamental, como período ideal para começar a incentivar e discutir a vocação profissional do indivíduo.
“Vale ressaltar que uma orientação vocacional ministrada por profissionais capacitados enriquece o processo de decisão dos adolescentes e serve como bússola para os caminhos profissionais que os jovens estarão aptos a percorrer, a partir de fatores como individualidade, aptidões, potencialidades e demais aspectos psicopedagógicos relevantes”, ressaltou.
ASCOM/CMP