Projeto do Hospital Regional de Marabá visa empoderar pacientes sobre seus direitos

A instituição esclarece também dúvidas sobre os serviços, regras e protocolos de atendimento dentro da unidade

A manhã desta quinta-feira (20), no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), contou com uma nova ação do Grupo de Apoio à Assistência (GAA), que busca garantir acesso e entendimento acerca dos direitos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados na unidade.

Em atividade há cerca de um ano, o GAA é formado por membros da Comissão de Humanização da unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, que realizam regularmente ações de orientação para acompanhantes e usuários, abordando questões como regras e protocolos a serem seguidos no ambiente hospitalar.

Flavia Fernandes, analista de Humanização do Regional de Marabá, explica que o grupo visita os leitos das unidades de internação, levando informações importantes, que auxiliam na assistência aos pacientes.

“O GAA reforça as informações da “Cartilha do Usuário e Acompanhante”, entregue aos internados na instituição. Ela possui os contatos institucionais, horários de visitação, carta de direitos dos usuários, protocolos de segurança do paciente, além de informações sobre refeições, troca de acompanhantes, assistência, entre outros”, explica Flávia.

Maria Raimunda, da cidade de Sapucaia, é mãe da pequena Maria Eduarda, de seis anos, e conta que “o grupo é atencioso e nos orienta em várias dúvidas sobre o funcionamento do hospital. Isso é muito importante, pois estamos em um ambiente que não conhecemos. Traz uma segurança maior entendermos quais são as regras e o direito que temos como usuários do SUS”.

Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP, destaca que por meio de abordagens, palestras e comunicação visual em pontos estratégicos, o projeto dissemina a “Carta de Direitos dos Usuários do SUS”, documento importante que reúne os princípios básicos que asseguram ao brasileiro: o ingresso digno aos serviços de saúde.

“É importante que todos pacientes e usuários saibam de seus direitos, só assim fortalecemos a cidadania e o sistema público de saúde. O Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito, por meio do SUS, sendo referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios no interior do Pará”, ressaltou o gestor.

 Ascom/HRSP 
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