Cerca de 99,16% da energia elétrica já foi restabelecida na Espanha após um apagão nacional que atingiu a Península Ibérica na noite de segunda-feira (28). A informação foi confirmada pela concessionária espanhola durante a madrugada desta terça-feira (29).
Em Portugal, a situação já está completamente normalizada. Segundo a REN, operadora portuguesa de energia, “todas as subestações foram reativadas antes da meia-noite” e a rede encontra-se “perfeitamente estabilizada”.
O fornecimento de energia começou a ser restabelecido gradualmente ainda na noite de segunda, e moradores celebraram o retorno da eletricidade em diversas regiões, conforme mostrado em vídeos publicados nas redes sociais.
A causa do apagão ainda é desconhecida. Embora autoridades portuguesas tenham mencionado uma interrupção na rede elétrica europeia como possível origem, não foram fornecidos detalhes. A REN negou que a falha tenha sido provocada por qualquer “fenômeno atmosférico”, como chegou a ser sugerido.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, também se pronunciou, descartando a possibilidade de um ciberataque: “Neste momento, não há indícios de qualquer ciberataque”, afirmou em publicação na plataforma X.
O incidente afetou dezenas de milhões de pessoas nos dois países da Península Ibérica e segue sob investigação por parte das autoridades energéticas europeias.
Informações por Roma news
Foto por internet reprodução