Em setembro, dos mais de 700 mil trabalhadores habilitados para receber o abono salarial, apenas 475.933 efetuaram o saque, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Isso significa que 247.754 beneficiários ainda não retiraram os valores, totalizando R$ 228,65 milhões disponíveis para saque.
Os valores pendentes poderão ser retirados até 27 de dezembro, tanto na Caixa Econômica Federal quanto no Banco do Brasil. Na Caixa, o pagamento é priorizado por meio de crédito em conta para quem possui conta corrente, poupança ou conta digital. Os não correntistas podem acessar os recursos em agências, lotéricas ou por meio do aplicativo Caixa Tem, que oferece uma conta poupança social digital.
No Banco do Brasil, o pagamento também é feito preferencialmente por crédito em conta bancária, além de transferências via TED, PIX ou presencialmente nas agências para quem não é correntista.
Até agosto, um total de 26.151.402 trabalhadores tinha direito ao abono, mas 723.687 ainda não haviam realizado o saque. Para aqueles que solicitaram revisão do abono, os pagamentos são emitidos mensalmente, no dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente. Informações adicionais podem ser consultadas pela Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR.
Quem tem direito ao Abono Salarial?
Os trabalhadores que podem receber o abono precisam atender a alguns critérios de habilitação: estar cadastrado no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos, ter recebido até dois salários-mínimos de média mensal durante o período trabalhado e ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base considerado. Além disso, os dados do trabalhador devem estar corretamente informados pelo empregador na RAIS ou no eSocial.
É fundamental que os beneficiários aproveitem essa oportunidade e verifiquem sua situação para não perder os valores a que têm direito.
Foto: Agência Brasil
Informações Roma News