O vereador Rafael Ribeiro (MDB) além de ser o vereador mais jovem a assumir a presidência da Câmara Municipal de Parauapebas aos 29 anos é também o primeiro nascido e criado no município.
Em sua trajetória podemos observar que desde muito jovem ele já sabia o que queria, nascido em 26 de novembro de 1993 é o filho mais novo de três irmãos, de origem humilde Rafael Ribeiro bem cedo já ajudava na renda da família, durante sua infância ele se mostrava um líder nato e chegou a ser líder estudantil.
Como morador da cidade o jovem Rafael já observa as dificuldades da população e tinha o desejo de ajudar a construir uma cidade melhor para se viver, no ano de 2017 quando completou 18 anos ele decidiu disputar uma vaga como vereador e obteve 518 votos ficando então na suplência. Aos 22 anos Rafael tenta novamente um cargo e dessa vez ele fica com 988 votos ficando novamente na suplência.
Em 2017 ele assume a gestão da Coordenadoria Municipal da Juventude por um período de um ano e três meses, onde desenvolveu importantes projetos e políticas públicas voltadas ao segmento juvenil.
Ainda no ano de 2017 já com 23 anos Rafael Ribeiro assume mandato por um ano e dez meses como suplente, durante esse período ele apresentou diversas proposições totalizando em 140, dentre elas uma que se destacou foi Cursinho Popular da Juventude, terminando o mandato em 2019.
Pela terceira vez Rafael Ribeiro entra na disputa por um cargo de vereador e dessa vez ele consegue, sendo ele o sexto vereador mais bem votado do município com 2.223 votos e sendo o mais jovem parlamentar da atual gestão aos 27 anos.
Hoje Rafael Ribeiro é caso com Érica Sousa, tem um filho e são evangélicos. Formado em direito, cursando Gestão Pública, é servidor público efetivo da Prefeitura de Parauapebas desde 2015.