Os vereadores de Parauapebas solicitaram obras e ações de infraestrutura por meio de indicações apresentadas na sessão ordinária realizada na terça-feira (14). As solicitações visam beneficiar bairros como Cidade Jardim, Apoena (WTorre), da Paz e Liberdade. As proposições aprovadas serão encaminhadas ao Poder Executivo.
Pavimentação no Bairro da Paz
Por meio da Indicação nº 465/2023, o vereador Josemir Silva (Pros) pediu a repavimentação asfáltica, com meio fio, no Bairro da Paz. Segundo o parlamentar, a solicitação parte de um dos anseios dos moradores da localidade. “A repavimentação asfáltica e calçamento é fundamental para melhorar as condições de tráfego e mobilidade urbana, oferecendo maior segurança e conforto”, justificou.
Cidade Jardim
Já a Indicação nº 484/2023, proposta por Joel do Sindicato (PDT), solicitou a recuperação asfáltica da Av. M, no Bairro Cidade Jardim, e suas adjacentes (ruas M1, M2, M3, M4, M5 e M6). Segundo o vereador, as vias estão em condições precárias de trafegabilidade, que se agravaram pela suspensão das obras realizadas pela prefeitura.
“O cenário atual tornou-se insustentável, obrigando parte significativa da população a estacionar seus veículos nas ruas devido à impossibilidade de acesso às garagens, pois quando começaram as obras rebaixaram as vias e danificaram as calçadas que davam acesso às garagens dos munícipes”, argumentou.
Reforma de praça
Por meio da Indicação nº 488/2023, o vereador Leandro do Chiquito (Pros) requisitou a reforma da Praça do Residencial WTorre. Segundo ele, devido à falta de manutenção, o local se encontra depreciado.
“O parquinho infantil e a academia ao ar livre estão sem condições de uso, gerando assim, um estado de inutilização devido à falta de manutenção”, destacou. “Situação esta, que prejudica o comércio local, principalmente os vendedores ambulantes, afetando diretamente a geração de emprego e renda”, completou.
Bairro Liberdade
Por fim, a Indicação nº 500/2023, proposta por Francisco Eloecio (Republicanos), pediu o manilhamento e calçamento na Avenida Pernambuco, paralela com a Avenida Pará, no Bairro Liberdade.
De acordo com o parlamentar, o “estado precário da via, marcado por buracos e a ausência de manilhamento adequado, já resultou em incidentes com veículos e pedestres caindo no local”.
“Além dos riscos de acidentes, os moradores têm enfrentado problemas de mau cheiro, decorrentes da falta de infraestrutura adequada. A recorrência de doenças, principalmente entre as crianças e idosos, é uma consequência direta da situação precária da via”, concluiu.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023