Reunião discute implantação de Instituição de Longa Permanência para Idosos em Belém
Na manhã desta quinta-feira (20), o auditório do Ministério Público do Pará foi palco de uma importante reunião para tratar da implantação da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Belém. Com o objetivo de acolher pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, a nova instituição terá capacidade para receber até 50 idosos.
O encontro contou com a presença do presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Arthur Houat, e da promotora da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos de Belém, Silvia Branches. A promotora destacou a urgência dessa demanda, lembrando que, antigamente, os cuidados com os idosos eram realizados por familiares ou até mesmo vizinhos, mas que esse modelo já não reflete mais a realidade atual. Silvia ressaltou ainda a preocupação com os idosos que estão sem o apoio de referências familiares e sociais.
“A situação é desafiadora e exige um olhar atento. Sabemos que o município precisa deste serviço, e estamos aqui para identificar as barreiras e discutir as soluções”, afirmou a promotora.
Arthur Houat, presidente da Funpapa, reafirmou o compromisso da instituição em promover serviços especializados para o atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade social. “Não mediremos esforços para implantar essa instituição. Nosso compromisso é garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos”, declarou.
Durante a reunião, foram discutidos pontos importantes, como a readequação da portaria de implantação, o cronograma e as modalidades de execução do serviço. O presidente da Funpapa se comprometeu a agilizar os trâmites necessários para a realização do projeto.
O assunto vem sendo discutido com maior intensidade nos últimos anos, especialmente considerando a previsão da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e a crescente demanda para atender a população idosa de Belém. A cidade, atualmente, não possui esse tipo de serviço, o que levou a gestão municipal a constituir um comitê, coordenado pela Funpapa e composto por diversos órgãos da rede de garantias de direitos, para elaborar e executar a implantação da ILPI.
Centro de Convivência Zoé Gueiros
Além da ILPI, a Funpapa já promove atividades de convivência no Centro de Convivência Zoé Gueiros, que atende cerca de 400 idosos. No local, são desenvolvidas diversas atividades, como estímulo de memórias, artes, danças, passeios externos e funcional aquático, com o objetivo de proporcionar um envelhecimento saudável e fortalecer os laços sociais, familiares e comunitários.
Informações por Roma news
Foto por Roma news