As portas do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) reabriram para comunidade na última segunda-feira, 14, e já registrou apenas neste dia 500 atendimentos.
“É muito bom voltar para nossa casa que oferece um espaço mais amplo para atender a comunidade”, destaca Denis Assunção, coordenador do SAC.
O espaço que proporciona condições mais adequadas de trabalho aos servidores também agradou o público. Como dona Rosalina Gomes que procurou o serviço para tirar a identidade de sua neta. O documento é necessário para realizar a matrícula da criança em uma instituição de ensino. “Eu achei bom demais aqui. Foi rápido e fui bem atendida. Fui chegando tirando e já recebi, agora é só matricular a menina”, diz satisfeita dona Rosalina.
Além das identidades, as Carteiras de Trabalho que antes demoravam cerca de 20 dias, também passaram a ser entregues em até 24 horas gerando uma economia de aproximadamente 30 mil reais por ano aos cofres públicos, já que não é preciso mais que equipes se desloquem à capital Belém para confeccionar os documentos.
A gestão do SAC vem conduzindo o trabalho com bastante empenho e rapidez, características necessárias para o atendimento da grande demanda.
Os números do Serviço impressionam. Em 2018, o órgão realizou 90.331 procedimentos. Mais de 33.800 pessoas procuraram os serviços de agendamento, elaboração de currículos e emissão de 2ª Via de boletos e contas como água e energia. Foram emitidas 24.221 identidades e 13.961Carteiras de Trabalho e o Serviço da Junta Militar fechou o ano passado com total de 18.299 mil atendimentos. Entre
“Em fevereiro vamos retomar os nossos projetos, o SAC nas Escolas, SAC em ação, que percorrem vários bairros e zona rural do município, e o SAC Móvel. Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso à cidadania e consequentemente aos seus direitos”, conclui o coordenador.
O SAC funciona na Praça do Cidadão, localizada no bairro Rio Verde, de segunda à sexta-feira das 8h às 14h.
Texto: Anne Costa
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – ASCOM/PMP