Saúde: Busca ativa vacinal é tema de capacitação do Selo Unicef, em Parauapebas

Parauapebas recebeu profissionais da área de saúde de municípios da região Araguaia-Tocantins para intensificar as estratégias e aumentar a cobertura vacinal da população, especialmente a infantil

Capacitar, mobilizar e cumprir metas de imunização da população são responsabilidades de gestores e da sociedade em todo país. Assim, nesta quarta-feira, 18, Parauapebas recebeu profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social dos municípios da região Araguaia-Tocantins para ampliar as estratégias de alcance do público-alvo.

“Para nós, o importante é atingir 100% de vacinação de crianças e adultos. Nós estamos engajados no processo e o braço do Selo Unicef nos ajuda a pensar as melhores práticas. Todo o governo está atento e trabalhando para sempre que for necessário, resolver os desafios que vem pela frente”, ressalta o vice-prefeito de Parauapebas, João Trindade.

“Nós estamos reunindo aqui os municípios da região Araguaia-Tocantins para tratar da melhoria dos índices de vacinação, principalmente da vacinação infantil, que está abaixo das metas estabelecidas. Estamos fazendo essa capacitação e para a gente é uma honra ter sido escolhido como sede da ação pela forma com que a gente vem tratando as atividades do Selo Unicef, com a integração das políticas públicas e o envolvimento de todas as secretarias”, ressalta Luís Eustórgio Pinheiro Borges, gestor político das Estratégias do Selo Unicef.

O médico Alan Palha, secretário de Saúde de Parauapebas, diz que a cobertura vacinal do município hoje varia de 80% a 90%. “A secretaria de Saúde está compromissada em atingir os 100% de imunização, abastecendo as unidades básicas de saúde. A população pode procurar a unidade mais próxima da sua casa, que será vacinada. Paralelamente vamos fazer campanha também nas escolas para fazer aquela busca ativa e completar a carteirinha”, explica.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Orion Rodrigues

Assessoria de Comunicação/PMP

VEJA ISSO TAMBÉM