Ação intensifica as atividades da vigilância sanitária
À medida que Canaã dos Carajás cresce surgem novos desafios para a saúde pública, como a propagação de fatores que podem representar risco à saúde. A semana da Vigilância Sanitária, que inicia no mês agosto, vai oferecer diversas atividades, como palestras, rodas de conversas e exposições, que abordam temas relevantes e atuais relacionados à área e intensificar as ações da vigilância no município. Também são divulgadas informações sobre direitos e deveres dos consumidores, a importância da participação da sociedade na fiscalização sanitária e como denunciar irregularidades quando necessário.
A Vigilância Sanitária (Visa) é um dos componentes do SUS e tem como objetivo principal proteger a saúde da população por meio do controle e fiscalização dos fatores que podem representar risco à saúde. Isso inclui ações de monitoramento, inspeção, regulação e controle de produtos, serviços e ambientes que possam comprometer a saúde pública. Conheça os produtos fiscalizados:
- Alimentos, bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários;
- Medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias;
- Cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes;
- Saneantes destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação em ambientes domiciliares, hospitalares e coletivos;
- Conjuntos, reagentes e insumos destinados a diagnóstico;
- Equipamentos e materiais médico-hospitalares, odontológicos, hemoterápicos e de diagnóstico laboratorial e por imagem;
- Imunobiológicos e suas substâncias ativas, sangue e hemoderivados;
- Quaisquer produtos que envolvam a possibilidade de risco à saúde, ou ainda submetidos a fontes de radiação.
“Essa é uma ação muito importante que vai dar uma ampliação nos trabalhos da vigilância sanitária.”, destaca Ormeu Neto, Coordenador da Visa.
A vigilância sanitária continua sendo uma das principais ferramentas para proteger a saúde pública em todo o mundo. Ela se adapta constantemente às novas ameaças, como a propagação de doenças emergentes, a resistência antimicrobiana e os avanços tecnológicos na produção de alimentos e medicamentos. Além disso, a atuação da vigilância sanitária é essencial para garantir a segurança e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população, proporcionando um ambiente mais saudável e seguro para todos.
Dennea Cardoso, sócia-administrativa de uma creche local, expressou sua satisfação com os serviços de vistoria.“O atendimento foi muito bom, muito educados, me informaram muito bem, tudo o que procurei eles me davam as respostas e o prazo foi muito rápido. À medida que falei que estava tudo pronto, documentação que a contadora colocou no sistema, imediato eles vieram refazer a vistoria.”
Ao participar da Semana da Vigilância Sanitária, todos contribuem para a construção de uma sociedade mais saudável e responsável, pois a vigilância sanitária é uma ferramenta essencial na defesa da saúde coletiva.
Canais de contato da vigilância sanitária:
E-mail: [email protected]
Telefone: (94) 9 9195-1669
Ascom/PMCC