As alunas do Projeto Ginástica para as Mulheres, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), tiveram uma tarde de sexta-feira (13) diferente: um “aulão” de ginástica, no Ginásio Renato Veloso, na Folha 16, Nova Marabá, além de limpeza de pele, designe de sobrancelha, maquiagem e palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Os serviços oferecidos foram em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido no último dia 8. A ação integrou as alunas dos polos da Liberdade, Laranjeiras, Amapá, Velha Marabá e Nova Marabá.
Além dos serviços oferecidos também teve a exposição de artesanato da Associação Mãos e Artes e do Grupo de Mulheres Arco-Íris da Justiça.
Atualmente são 714 mulheres inseridas no projeto. Uma delas é a aposentada Francisca Gonçalves Tertuliana, 55 anos, que está no projeto há sete meses. “Minha qualidade de vida melhorou muito. Tem dia que eu estou para baixo e quando chego aqui fico para cima, animada”, ressalta.
Também participante do projeto, outra aposentada, Maria do Socorro dos Santos Melo, 64 anos, conta que a saúde dela melhorou muito. “Eu sentia muitas dores, não podia nem me abaixar, mas agora já me sinto bem para fazer essas atividades que eu não conseguia fazer antes”.
Mãos e Artes e do Grupo de Mulheres Arco-Íris da Justiça
Rosalina Izoton, coordenadora do Grupo de Mulheres Arco–Íris da Justiça, também é coordenadora do polo do Bairro Laranjeiras, onde 170 mulheres são cadastradas no projeto de ginástica, em parceria com a Semel. “O exercício ajuda na saúda da mulher, tira a mulher do hospital, alivia a dor, o desânimo e faz bem”, conta.
Danielle Valle, coordenadora do “Ginástica para Mulheres”, diz que o projeto foi pensado para as mulheres de baixa renda, sendo que 60% delas são domésticas. “O projeto oferta lazer e qualidade de vida para essas mulheres. Nossos treinamentos são funcionais, inspirados nas atividades do dia a dia”, diz.
Durante o “aulão” de ginástica, o secretário municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Marabá, Erton Luiz Vigne – o Gaúcho – anunciou que a empresa Ziober, do Estado do Paraná, ganhou a licitação das academias de ginástica ao ar livre.
No total, serão 11 no município: na Praça de Morada Nova; Praça dos Sonhos, em São Félix II; Praça da Criança, na Nova Marabá; Praça da Santa Rosa, Praça da Liberdade, Praça São Francisco, Cidade Nova; Praça do KM 7e Folha 33, ambas na Nova Marabá; Vila São José, Brejo do Meio e Vila Capistrano de Abreu. Cada academia terá 12 aparelhos, sendo dois desses para pessoas portadoras de necessidades especiais. (Texto: Alessandra Gonçalves/Foto: Dinho Aires)