Serviço de diagnósticos do Regional de Marabá garante mais agilidade no tratamento de pacientes

A unidade já realizou, entre janeiro e abril desse ano, mais de 90 mil exames

A dona de casa Elilda Silva dos Santos, 48 anos, da cidade de São Domingos, foi encaminhada ao Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, na região de integração de Carajás, para a realização de exames de ressonância magnética. O objetivo foi o de auxiliar no tratamento e proporcionar um diagnóstico preciso.

“Há semanas, sofri um acidente de moto e fraturei a perna. Desde então, realizo tratamento ortopédico na minha cidade. O especialista recomendou que eu realizasse um exame de ressonância no joelho para avaliar se a terapia estava sendo eficaz. O procedimento durou cerca de 30 minutos, recebi um atendimento humanizado que me ajudou a controlar a ansiedade que estava sentindo”, relatou.

A paciente é uma das pacientes da unidade que pertence ao Governo do Pará, e que diariamente são encaminhadas para o Serviço de Apoio de Diagnósticos Terapêuticos (SADT) do HRSP, onde são realizados exames laboratoriais, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom, sorologias, raio x, ecocardiograma e teste ergométrico.

Maria Jacinete Barbosa Carvalho, agricultora de 50 anos da cidade de Tucuruí, é outra usuária que foi direcionada pela Central de Regulação do Estado do Pará para fazer exames de tomografia computadorizada.

“Em novembro do ano passado precisei ser submetida a uma embolização cerebral de emergência devido a um aneurisma. Felizmente, o procedimento foi bem-sucedido. Me desloquei ao Regional de Marabá a pedido do meu médico, para fazer uma tomografia cerebral, para ele avaliar minha condição atual”, explicou a paciente.

Referência

O serviço de diagnóstico do Hospital Regional de Marabá é importante para monitorar a evolução dos tratamentos e ajustar as terapias de acordo com as necessidades de cada paciente. Com equipamentos de última geração e profissionais qualificados, a unidade realizou mais de 90 mil exames de janeiro a abril deste ano.

A coordenadora do SADT, Paula Rafaela, destaca que o serviço é realizado para usuários externos, 24 horas por dia para pacientes internos, e conta com uma equipe multiprofissional qualificada, que disponibiliza os resultados dos exames em até uma semana.

“Nosso objetivo é garantir que todos os pacientes tenham acesso aos exames necessários para o seu tratamento, com rapidez e eficiência. Além disso, buscamos proporcionar um atendimento acolhedor e humanizado, oferecendo todo o suporte necessário para que os usuários se sintam confortáveis e seguros durante o processo”, observou.

Serviço

O diretor executivo da unidade, Benjamin Ferreira, destacou a importância do serviço de diagnósticos oferecido pela instituição. De acordo com ele, a realização de exames precisos e ágeis é fundamental para que os pacientes recebam um tratamento eficaz, evitando assim internações prolongadas ou tratamentos desnecessários.

“Nossa intenção é oferecer um serviço de saúde de alta qualidade, aliando tecnologia e expertise médica para que nossos pacientes tenham uma experiência positiva e resultados elevados em seus tratamentos”, afirmou o diretor.

A unidade, que pertence ao Governo do Pará, e desde o dia 15 de abril passou a ser gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atua como referência para média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região.

Fonte: Ascom/HRSP
VEJA ISSO TAMBÉM