O Ministério das Comunicações anunciou que sinal de 5G chegará as cidades de Marabá e Parauapebas neste mês de junho.
A medida foi oficializada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) nesta quarta-feira (27), o grupo foi criado Edital do 5G.
As operadoras poderão solicitar a instalação da infraestrutura das cidades citadas, Marabá e Parauapebas a partir de segunda-feira (27) além de outras 16 cidades que foram autorizadas a infraestrutura para receberam o sinal 5G.
Com essas novas autorizações, já são 682 municípios que controlaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implementar o serviço de 5G. A previsão é de que até o final do semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede.
Embora a liberação da faixa não implique na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, a tecnologia oferece diversas vantagens.
Os usuários que possuem aparelhos com 5G poderão contar com um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos.
Tudo isso graças à rapidez e eficiência da tecnologia, que processa as informações de forma muito mais ágil. A instalação antecipada de estações do 5G nestas cidades dependerá do planejamento e interesse de cada prestador.
Segundo o Ministério das Comunicações, a liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país têm avançado para que as operadoras possam oferecer o serviço o mais rápido possível e com qualidade.
A meta é promover cada vez mais uma inclusão digital digna de todos os cidadãos. O edital do leilão do 5G também garantiu o investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico — lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.