A Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU informou que os conflitos armados no Sudão causaram o deslocamento de aproximadamente 3 milhões de pessoas nos últimos três meses.
2,2 milhões de cidadãos se deslocaram internamente, enquanto 700 mil sudaneses fugiram para países vizinhos.A maioria das pessoas saíram das cidades de Cartum (67%) e Darfur (33%). Entre aquelas que seguiram para outros países, a maioria se destinou para o Egito (40%), Chade (28%)e Sudão do Sul (21%).
“A OIM reitera apelos por um cessar-fogo permanente e remoção de impedimentos burocráticos, para garantir corredores humanitários seguros e garantidos e permitir a entrega de ajuda às pessoas em áreas de difícil acesso”, disse o diretor regional da OIM MENA (Oriente Médio e Norte da África), Othman Belbeisi, em comunicado .
A organização pontua quqe os conflitos armados estão potencializando uma crise humanitária que já tem recortes dramáticos. Ao menos 24,7 milhões de pessoas, cerca de metade da população do Sudão, precisam urgentemente de ajuda humanitária.
A maioria das pessoas deslocadas carecem de alimentos, acesso a serviços de saúde e saneamento básico. A OIM destaca que são necessários “fundos adicionais” de recursos para que seja possível combater “a continuação do conflito e a alta taxa de novos deslocamentos” no país.
Redação Jornal Correio do Pará
Foto: Ada Affana/OIM